segunda-feira, 17 de março de 2014

POR QUE TANTAS SUÁSTICAS NA INGLATERRA


Suástica. É uma palavra poderosa. Por mais de 1.000 milhões de hindus significa estar e boa fortuna. Para outros, a cruz ângulo direito será para sempre o símbolo do nazismo. No entanto, Reino Unido é inundado com suásticas ... Por quê?

A palavra vem de "suástica" em sânscrito que significa "ser bom", no entanto, a palavra-e talvez ainda mais o símbolo que representou muitas vezes tem sido interpretado de forma muito diferente.

Tanto é assim que, quando um membro do público pediu recentemente o município de Essex, Reino Unido, porque eles estão autorizados a ser esculpida suásticas em seu escritório, havia aqueles que exigiu que retirar imediatamente.

Este caso é a representação perfeita da mudança radical na reputação do famoso suástica no Ocidente como resultado do uso que deu a Alemanha nazista.
Suástica em Essex

O projeto chegou a ser repudiado, no município de Essex.

Arianos na Índia

Por que Adolf Hitler se apropriou da suástica como um símbolo de seu movimento?

Em 1920, o partido de Hitler aprovou formalmente o símbolo da suástica e chamou Hakenkreuz (cross viciado).

O motivo foi a associação do símbolo com os arianos acreditavam alguns intelectuais da época, tinha invadido a Índia em um passado distante, a BBC explica Malcolm Quinn, da Universidade de Artes de Londres.
Burlington House
Este é um edifício de Burlington, no Reino Unido, construída no século XVIII.

Eles consideraram esses primeiros arianos da Índia como o protótipo dos colonos brancos e os antepassados ​​culturais do povo alemão.

"O que Hitler fez foi juntar-se o símbolo da suástica (a raça conquistadora), com as cores da bandeira de Bismark e refundado uma nação cuja missão mais importante era conquistar e colonizar", observa Quinn.

Ele acrescenta que "os nazistas criaram a sua própria história. Dentro de algumas décadas, a suástica foi arrancado de suas raízes indígenas."
Idade do Bronze

Mas a suástica, ou pelo menos como se relaciona com a palavra, muito antes de Hitler. E é por milhares de anos.

De acordo com Jessica Frazier, o centro de Hindu Estudos Oxford, suásticas foram encontrados na China, Japão, Mongólia e até, em algumas construções da América pré-hispânica e das Ilhas Britânicas.

"Seu significado original é um enigma", confessa Frazier disse à BBC."Talvez seja apenas um símbolo geométrico elegante que apareceu instintivamente ao redor do mundo."

O mais velho pode ter um sentido religioso ou mesmo astronômico. Mas talvez não.

Um dos primeiros "suástica" está registrado no "Swastika Stone," uma pedra no Ilkley Moor, em West Yorkshire, no Reino Unido.
Suástica Pedra West Yorkshire

Suástica Pedra West Yorkshire.

Pensa-se que ela foi esculpida no início da Idade do Bronze, cerca de 2.000 anos aC

Embora seja fortemente erodido superfície, você pode ver as características de design uma suástica com nervuras com uma série de furos circulares.
Batizado de sucesso

O nome "Swastika Stone", como explica Dave Weldrake arqueólogo, é uma invenção vitoriano muito bem sucedida.

"Esse nome chamou a atenção de muitos turistas, mas não por seu valor arqueológico," Weldrake disse à BBC, acrescentando que "é provavelmente um artefato religioso, mas não há nada a documentá-la como tal."

Weldrake também observa que esta é apenas uma das várias pedras esculpidas na área, com projetos que variam dos mais simples aos muito elaborados.
moído com uma suástica
Este projeto está no chão da estação de metrô
Upminster Ponte na capital britânica de Hornchurch.

"Há um outro que parece quase como uma suástica. Mas o problema com a interpretação é que sabemos o que parecia quando terminar."

Um punhado de milhares de anos mais tarde, as suásticas reapareceu no Reino Unido com abundância significativa.

Mas não sobre as rochas, mas em edifícios.
Da Índia

A maioria desses símbolos chegaram às ilhas britânicas, como resultado da colonização britânica na Índia, durante o século XVIII.

O escritor Rudyard Kipling, que foi fortemente influenciado pela cultura indiana, tinha uma suástica nas costas de todos os seus livros, até a ascensão do nazismo.

Outros projetos semelhantes, incluindo suásticas no município de Essex mencionado antes, provavelmente foram inspirados pelos padrões gregos.

Agora, não importa qual foi a razão pela qual os arquitetos decidiram incluir tais motivos em igrejas, prédios do governo e até mesmo estações de trem, se referem a eles como suásticas é problemática.

No geral, Quinn adverte, é "motivos por acaso usar o mesmo grupo de simetria como o símbolo da suástica."

E muitos deles foram colocados lá antes de o nazismo foi criado.
Simbologia Distorted
Prédio com placa vermelha com suásticas

Este é um prato localizado em um prédio no centro de Londres em um lugar hindu de reunião.

"Quando muitos ocidentais ver a suástica, eles vêem a Alemanha nazista. Nada a ver", disse Rishi Das Shaunaka, diretor do Centro de Estudos Indianos da Universidade de Oxford.

"Mas as pessoas tem que entender que o símbolo é parte de uma antiga tradição, os alemães tomaram a partir de uma cultura diferente e mal utilizado por menos de duas décadas, durante as quais ele desenvolveu uma má reputação internacional".

Rishi Das contou que já morou em uma casa em Belfast, Irlanda do Norte, que tinha uma suástica no chão do banheiro.

"De alguma forma, ele havia sobrevivido que as autoridades americanas tinham vivido lá durante a guerra contra os nazistas", diz ele. "A filha do homem que construiu a casa, um arquiteto de renome, disse que era um símbolo celta", disse Rishi Das.

Aquela casa, com o tempo, tornou-se um templo Krishna.
Edifícios, paredes e pisos
House em Norfolk

Embora não seja raro encontrar uma única decoração suástica-como encontrado em casas como o descrito acima, de Norfolk, na Inglaterra, é muito mais comumente encontrados em padrões de repetição.

Eles estão em prédios, paredes e até o chão ao longo das Ilhas Britânicas.

Uma filial do banco Natwest, por exemplo, tem duas suásticas no chão.Quando em 2006 o removieran perguntou-lhes, a resposta foi que o prédio tinha sido construído em 1927, quando o símbolo era comumente usado em arquitetura.

Será que eu vou ser capaz de voltar a ser uma arquitetura decorativo aceite do Ocidente?

Quinn acredita que, embora a suástica é usada em arquitetura Hindu, o seu uso futuro em edifícios públicos, em lugares como o Reino Unido não parece possível.

Fonte: BBC

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário