sexta-feira, 1 de agosto de 2014

PAPEL DA EMBRAER CRESCE NO PROGRAMA BRASILEIRO DO GRIPEN


CEO FREDERICO CURADO, AFIRMOU QUE PAPEL SERÁ MAIOR DO QUE SE IMAGINAVA

Segundo reportagem publicada pelo site Flightglobal na quinta-feira, 31 de julho, a Embraer confirmou que seu papel no programa de caças do Brasil cresceu desde que a Força Aérea Brasileira (FAB) selecionou a sueca Saab para o contrato avaliado em 4,5 bilhões de dólares, compreendendo 36 caças Gripen NG. O diretor executivo da empresa, Frederico Curado, afirmou que “é justo dizer que estamos vendo um papel maior do que imaginávamos antes do contrato ser selecionado.” A declaração foi dada na quinta-feira, durante apresentação dos ganhos da Embraer no segundo trimestre deste ano.


Na longa saga que foi o processo brasileiro F-X2 de seleção de caças, tópicos de especulação frequentes foram as preferências da Embraer e o futuro papel da empresa no programa de compensações industriais. Em 2009, um executivo do alto escalão da Embraer destacou que a indústria brasileira tinha preferência em se alinhar com a sueca Saab, em detrimento das propostas rivais da americana Boeing (F/A-18E/F Super Hornet) e da francesa Dassault (Rafale).


Oficialmente, a Embraer manteve-se neutra ao longo do processo de seleção, embora no âmbito corporativo tenha estabelecido uma parceria estratégica com a Boeing. A ausência da Embraer no processo foi notada em dezembro, no anúncio formal da seleção do Gripen no F-X2 feito pela FAB. Passaram-se alguns meses, e o papel da empresa e de outros fornecedores foi esclarecido.

Segundo Curado, os caças Gripen brasileiros deverão ser montados na fábrica militar da Embraer, que também é um centro de testes de voo, localizada em Gavião Peixoto. O executivo também afirmou que a empresa terá um papel no desenvolvimento da versão de dois lugares do Gripen NG, o que marcaria o primeiro esforço significativo da Embraer no projeto e produção de um novo avião supersônico. “Nós provavelmente teremos uma maior participação nesse desenvolvimento do que pensávamos meses atrás”, disse Curado.

Fonte: Flightglobal (reportagem de Stephen Trimble)

Tradução e edição do Poder Aéreo a partir de original em inglês

Fotos: Saab

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