A
Disney dispensou todos os funcionários da LucasArts e cancelou os projetos em
andamento, de acordo com uma fonte do Kotaku US.
Os funcionários só foram
informados do fechamento do estúdio, que já foi um dos mais importantes da
indústria, nesta manhã, diz a fonte. Aproximadamente 150 pessoas foram
demitidas, incluindo os que estavam trabalhando nos dois projetos inéditos da
empresa, Star
Wars: First Assault e Star Wars 1313, que estão,
portanto, cancelados.
Segundo
o GameInformer, a Disney preparou uma declaração para o encerramento da
LucasArts:
“Depois de avaliar nossa
posição no mercado de games, decidimos mudar a LucasArts de desenvolvimento
interno para um modelo de licenças, minimizando os riscos da companhia ao mesmo
tempo em que tentamos alcançar um portfólio de maior qualidade de jogos do universo
Star Wars. Como resultado, tivemos que dispensar pessoas em todas as áreas da
companhia. Agradecemos e temos muito orgulho das equipes talentosas que vinham
desenvolvendo nossos novos projetos.”
O estúdio fazia parte da compra bilionária da LucasFilm pela
Disney no ano passado. Maniac
Mansion, um dos primeiro games publicados pela LucasArts,
apresentou ao mundo a engine “SCUMM”, que serviu de plataforma para outros jogos
populares de aventura point-and-clicklançados
nos anos 90. The Secret
of Monkey Island, criado por Ron Gilbert e escrito por Tim Schafer
(que continuavam a trabalhar juntos na Double Fine até mês passado), é um dos jogos mais
famosos do estúdio por conta do seu incrível visual pixeladom tão influente até
hoje.
A empresa teve seu auge
nos anos 90, quando apresentou uma grande quantidade de games para PC baseados
no universo Star Wars como Dark Forces, X-Wing e Rebel
Assault. Além
disso, o estúdio produziu outros jogos importantes como Afterlife,
de estratégia, toda a série Sam & Max, e Full
Throttle e Grim Fandango, também
criado por Tim Schafer.
Nos anos 2000, o estúdio
se baseou ainda mais em jogos de Star Wars, que foram licenciados para outras
desenvolvedoras, e produziu games como Fracture, que não tiveram
muito sucesso comercial. Os sucessos mais importante da empresa dos últimos 13
anos — Star
Wars: Knights of the Old Republic e Star Wars: Battlefront — foram desenvolvidos por outros
estúdios, respectivamente
BioWare e Pandemic Studios. O último jogo de grande repercussão da LucasArts
foi Star
Wars: The Force Unleashed, de 2008, que ganhou uma sequência fraca
dois anos depois. O último jogo publicado pela empresa foi Kinect Star
Wars para o Xbox 360 no ano passado, um jogo que também não
foi muito bem recebido pela crítica.
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