sexta-feira, 1 de novembro de 2013

5 PROJETOS QUE TRANSFORMARAM MÚSICA E SONS EM NOVAS REPRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS - COM VÍDEO


A capacidade humana de se reinventar, encontrar novas possibilidades dentro de um universo abrangente é uma das coisas que adoramos mostrar aqui no Hypeness. Por isso, resolvemos fazer uma listar com pessoas que transformaram sons e músicas comuns em novos objetos e representações artísticas com resultados fascinantes.

1 – Transformando batidas do coração em música

O artista George Zisiadis sabe que o dia-a-dia em grandes cidades é stressante e muito barulhento, e para tentar fazer as pessoas olharem pra si mesmas e esquecerem um pouco da loucura do cotidiano, ele espalhou pelas ruas de Boston instalações com sensores que reconheciam a batida do coração da pessoa e transformava em música. Cada ritmo de batimentos gerava uma música nova e única, em um projeto chamado Pulse of the City, vejam as músicas e as reações das pessoas à elas:

pulse
pulse2
pulse3

2 – A música materializada em tinta

O artista Martin Klimas sempre foi um curioso em pesquisar imagens que traduzissem sons, e foi numa dessas pesquisas que teve a ideia do projeto que mostra os efeitos das vibrações e a música ao mesmo tempo. Ele passou mais de 1 ano fazendo o projeto,no qual colocava um alto-falante (devidamente protegido por uma membrana) virado pra cima, derramava as tintas em cima da membrana, e saia da sala. Colocava então o volume no máximo, e deixava as fotos por conta de um sensor instalado na máquina fotográfica que detectava os picos de som e fazia as fotos, sem intervenção de Martin. O resultado é bem interessante, veja as imagens que algumas músicas geram:
MartinKlimas2-652x870
“Run Run Run”, do Velvet Underground
MartinKlimas6-1-652x870
“On the Run”, do Pink Floyd
MartinKlimas9-652x869
“Bitches Brew”, do Miles Davis
Daft-Punk
“Around the World,” do Daft Punk
James-Brown
“Sex Machine,” do James Brown
klimas-2


3 - Fotógrafo usa vibrações sonoras para criar esculturas coloridas

O fotógrafo suíco Fabian Oefner partiu do mesmo princípio que Martin Klimas (acima), isolando o alto-falante com uma película plástica, mas usou sais para materializar os sons das músicas em formas interessantíssimas. As formas que surgiam dependiam da frequência do som para parecerem mais intensas ou mais calmas, construindo assim uma ponte entre o mundo acústico e visual. Veja algumas imagens do projeto chamado “Cores Dançantes”, que já havíamos mostrado aqui:
cor
cor1
cor3

cor4

4 – Designer transforma as histórias que sua avó contava, em produtos high-tech

O arquiteto e designer Guto Requena tem um talento especial: a sensibilidade de juntar elementos antigos com grandes inovações contemporâneas. Esse é o caso dessa linha de produtos que ele fez, chamada “Era uma vez”. Ele transformou 4 histórias que sua avó contava pra ele quando criança, e capturou (através de um software) essas ondas sonoras geradas enquanto ela contava. Depois, reinterpretou-as com a ajuda de um software que ‘transformou’ a voz de sua vó nas curvas dos vasos. Para entender melhor veja esse vídeo, é fascinante o resultado, e carregado de simbolismo e significado:
guto_requena
guto_requena2
guto_requena3
guto_requena6


5 – Clipe de música feito inteiramente com tecnologia kinect

O cantor italiano Franco Battiato, 68 anos, continua experimentando e inovando em seus clipes. A partir da parceria com o estúdio criativo Sugarkane, o clipe da música “Quand’ero Giovane” é o primeiro produzido inteiramente com tecnologia Kinect, o sensor de movimentos usado em vídeo games. O resultado é interessante, vejam:
Sugarkane-sequence-1-thumb-620x435-58200
Sugarkane-sequence-2-thumb-620x426-58204
Sugarkane-sequence-3-thumb-620x396-58206
Sugarkane-sequence-4-thumb-620x391-58208

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário