VARSÓVIA - EUA Secretário de Estado John Kerry segunda-feira chegou à Polônia para conversações sobre crescentes laços comerciais, bem como planos para basear um sistema de defesa antimísseis americano lá em 2018.
Sua visita também vem de encontro a um fundo de raiva Europeu sobre as revelações da extensão de um programa de espionagem dos EUA, que provocaram uma ruptura nos laços transatlânticos.
Kerry reconheceu na semana passada pela primeira vez que em alguns casos EUA de espionagem foi longe demais.
"Eu lhe asseguro, pessoas inocentes não estão sendo abusadas neste processo, mas há um esforço para tentar reunir informações", Kerry disse em uma conferência de Londres via link de vídeo. "E sim, em alguns casos, ele atingiu muito inadequada."
O alto diplomata dos EUA veio de negociações na Arábia Saudita, e estava indo direto para colocar uma coroa de flores em memória de Tadeusz Mazowiecki, o primeiro premiê não-comunista na União Soviética, dominado Europa Oriental, que morreu na semana passada.
Autoridades dos EUA destacou que Washington tem grandes laços econômicos e de defesa com a potência central europeu.
Um plano dos EUA de defesa antimísseis para a Europa - para combater uma ameaça potencial Irã - prevê a implantação de dezenas de interceptores SM-3 na Romênia e na Polônia entre agora e 2018.
"A Polônia é uma parte importante da União Europeia faseada Adaptive Approach para a defesa antimísseis da OTAN, e vamos implantar um site de defesa antimísseis na Polônia no período 2018", porta-voz do Departamento de Estado Jen Psaki disse na semana passada.
Ela também destacou a "relação econômica importante", dizendo que "a Polónia é o maior parceiro comercial dos Estados Unidos, na Europa Central, e os Estados Unidos é uma das principais fontes de investimento estrangeiro na Polônia".
O comércio bilateral quadruplicou nos últimos 10 anos, e as exportações dos EUA para a Polónia "cresceu mais de 37 por cento só nos primeiros sete meses de 2013", disse ela.
Empresas norte-americanas também têm investido cerca de US $ 20 bilhões (€ 14800000000) na Polónia e empregam diretamente cerca de 180.000 funcionários.
EUA gigante online Amazon anunciou no mês passado que iria abrir três centros de logística na Polônia em 2015, a criação de cerca de 6.000 novos empregos.
Kerry, que está em uma viagem de 11 dias na maior parte através do Oriente Médio e Norte da África, se reunirá terça-feira com o primeiro-ministro Donald Tusk eo ministro das Relações Exteriores Radoslaw Sikorski, e realizar uma mesa redonda com inovadores poloneses - alguns dos quais estão trabalhando diretamente com Silício empresas do Vale.
A linha de espionagem tem estimulado as tensões que cercam as negociações para criar um comércio transatlântico e Parceria de Investimento (TTIP) que visa estabelecer a maior zona de livre comércio do mundo.
Kerry é susceptível de resolver os problemas quando ele conhece mais tarde terça-feira com empresas americanas e polacas num almoço organizado pela Câmara de Comércio Americana.
Ele, então, ir para uma base da força aérea polonesa em Lask central para atender americanos e poloneses pilotos que têm vindo a fazer formação conjunta desde novembro de 2012.
Ele "representa a presença contínua first-ever de tropas dos EUA na Polônia", disse Psaki.
"As forças polonesas também estão fazendo contribuições fundamentais como parte da missão da ISAF no Afeganistão, com cerca de 1.100 tropas polonesas que servem lado a lado com a gente lá", acrescentou.
Fonte: Defense News
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário