quinta-feira, 21 de novembro de 2013

PAULO PORTAS: “É ESTE O MOMENTO PARA OLHAR COM ATENÇÃO PARA PORTUGAL”



No âmbito da visita oficial do vice-primeiro ministro de Portugal, Paulo Portas, à Rússia realizou-se ontem um seminário empresarial luso-russo. O evento contou com a presença de grande número de empresários dos dois países e da delegação oficial, incluindo naturalmente Paulo Portas, o ministro da Economia português António Pires de Lima, o chefe da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, Pedro Reis. O evento teve lugar na Câmara de Comércio e Indústria em Moscou.

O valor do comércio entre Portugal e a Rússia nunca ultrapassou mil milhões (um bilhão) de dólares. Para comparar, este valor entre a Rússia e a Espanha é de 15 mil milhões (15 bilhões). Entretanto, ultimamente, as relações comerciais luso-russas têm registrado um significativo crescimento. Hoje, segundo Paulo Portas, empresários russos têm que olhar com atenção para Portugal porque a situação económica no país melhorou significativamente:

“Trago-vos as boas notícias de Portugal, depois de três anos em que os portugueses fizeram com muita dignidade grandes esforços. Primeiro, Portugal está a sete meses de terminar seu programa de ajustamento. Segundo, a economia portuguesa voltou a crescer. Terceiro, a economia portuguesa está a crescer acima da média da zona de euro. Quarto, nós queremos aumentar as exportações e estamos abertos ao investimento estrangeiro em Portugal e consideramos a Rússia um país amigo.

Em junho de 2014 Portugal vai recuperar a sua autonomia financeira e também a parcela de soberania política que uma nação tão antiga como a nossa – e a vossa – compreende bem como essencial. Na minha opinião, é este o momento para olhar com atenção para Portugal. E é este o momento para olhar com atenção aos investimentos que se podem fazer em Portugal.

A Rússia é o 30º cliente de Portugal. Pode ganhar muitas posições. A Rússia é o 20º investidor em Portugal. Pode ganhar muitas posições.

Eu só acredito em relações comerciais entre dois Estados quando ambos se sentem satisfeitos. A Rússia tem que ganhar com a relação com Portugal, mas Portugal tem que ganhar com a relação com a Rússia. É por isso que nós somos totalmente pragmáticos: mais comércio é mais amizade, mais amizade é mais confiança”.

Então, Portugal diz ter interesse nos empresários russos. Mas terão os empresários portugueses interesse na Rússia? Sim, diz Igor Zolkin, conselheiro em Assuntos Económicos e Comerciais da Embaixada da Rússia em Portugal. Nos últimos tempos, aumentou o número de pedidos de homens de negócios portugueses ao seu departamento: eles querem encontrar parceiros na Rússia e pedem conselhos e orientações. Igor Zolkin disse, referindo aos empresários russos e portugueses:

“Há que começar a ousar. Digo isto no plano económico. Há que começar a atacar. Venham mais vezes ter connosco à Embaixada, nós daremos sempre as necessárias explicações”.


O conselheiro em Assuntos Económicos e Comerciais também chamou a atenção dos empresários russos para o fato de Portugal ocupar o 19º lugar no mundo no ranking dos países mais seguros do mundo e ter um bom sistema fiscal para fazer negócios.



Falando das relações comerciais entre Portugal e a Rússia é impossível não mencionar o turismo. Esta esfera em Portugal está a desenvolver-se bem, é rica em oportunidades, diversificada e, segundo Paulo Portas, está longe de estar esgotada.

Todos os anos aumenta o número de turistas russos que escolhem Portugal como o seu destino. Os operadores turísticos da Rússia dizem que ainda há problemas por resolver. Segundo Tatiana Vand, responsável da Câmara de Comércio e Indústria em questões de turismo, há duas coisas que “estragam” a vida dos turistas e operadores russos: os vistos e os voos.

Recentemente Portugal abriu em Moscou oum centro de vistos, o que é um bom passo, mas o prazo de análise de um pedido de visto neste centro pode demorar até quinze dias, o que é um prazo enorme. O segundo problema é que a única companhia aérea que faz ligação direta entre Moscou e Lisboa é a TAP, mas a TAP só faz seis voos de segunda a sábado e não faz voos ao domingo.

Na sua intervenção final, Paulo Portas prometeu resolver o problema dos vistos e tentar aumentar o número de voos de TAP.


Após o seminário, houve uma recepção em que os empresários portugueses e russos puderam falar num ambiente informal, discutir possíveis negócios e, quem sabe, concordar em fechar alguns acordos.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário