quinta-feira, 10 de julho de 2014

HOMEM REVOLUCIONA A SAÚDE DAS MULHERES NA ÍNDIA AO TORNARACESSÍVEIS OS ABSORVENTES HIGIÊNICOS - COM VÌDEO


Muitos de nós jamais poderiam imaginar que um objeto tão simples quanto um absorvente pudesse fazer tanta diferença nas pequenas vilas do sul da Índia. Com o acesso restrito aos absorventes descartáveis, cerca de 80% das mulheres da região tinham sua higiene menstrual comprometida. Foi então que um homem chamado Arunachalam Muruganantham mudou esse cenário, usando sua criatividade e solidariedade.

Os fatores que impedem o uso do absorvente descartável pelas mulheres desses vilarejos vão do alto custo do produto à cultura machista e às superstições que envolvem o tema. Sendo assim, muitas delas recorrem a métodos não muito seguros para conter o sangue menstrual, como trapos, folhas de árvores e até mesmo serragem. Não é à toa que a falta de higiene menstrual é a causa de 70% de todas as doenças reprodutivas na Índia.

Com o objetivo de ajudar sua esposa e as demais mulheres da região, Muruganantham decidiu criar seus próprios absorventes descartáveis, que custariam bem menos que aqueles disponíveis no mercado. Para isso, ele precisou enfrentar barreiras culturais, financeiras e do próprio organismo. Após descobrir que a menstruação só acontecia mensalmente, ele criou um mecanismo que bombeava sangue de cabra para que ele mesmo “menstruasse” e pudesse testar os absorventes produzidos.


Muruganantham não foi apenas rejeitado por seus amigos e pela própria esposa, que acabou o abandonando, mas se tornou uma grande piada para os vilarejos da região. O que eles não suspeitavam é que este homem iria conseguir construir uma máquina para a produção de absorventes higiênicos descartáveis e empregar as mulheres da região, criando uma verdadeira revolução.

A história de Arunachalam Muruganantham foi transformada em um filme. Assista ao trailer logo abaixo:









Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário