quinta-feira, 10 de julho de 2014

PROJETO AJUDA MORADORES DE COMUNIDADES CARENTES NA ÁFRICA A CRIAR SEUS PRÓPRIOS SAPATOS - COM VÍDEO


O acrônimo D.I.Y. é uma sigla em inglês para o termo “Do it yourself” e é usado quando podemos fazer ou construir alguma coisa sem ajuda de especialistas ou técnicos da área. Foi essa solução que o designer coreano Lee Jinyoung aplicou para o Klem Project, com a missão de colocar um par de sapatos nos pés de cada morador de Malawi, na África.

O projeto fornece material para que as pessoas facilmente façam seu próprio calçado com kits D.I.Y. que vêm com tecido (que o usuário pode moldar ao seu pé) e com um pedaço de pneu reciclado para fazer o solado.


A ideia surgiu quando Lee e sua equipe foram gravar um episódio de “Design for Human”, de um programa de TV da SBS, no qual constataram, conversando com a comunidade local, que a maioria tem sub-empregos (ou não tem nenhum) que não recebe bem e que cerca de 40% das despesas vem de ajuda estrangeira, o que faz com que a população não tenha tempo para pensar em alguma atividade que possa render mais dinheiro. Por isso, a equipe verificou que a melhor maneira de ajudar seria encontrar materiais fornecidos pelos próprios nativos, para que se iniciasse um ciclo de venda que não fosse tão dependente de ajuda externa.

O Klem Project baseia-se, de certa forma, na missão dos já bastante conhecidos sapatos da marca TOMS, que assenta seu modelo de negócio do One for One, ou seja, a cada sapato vendido, eles doam um para uma criança descalça no mundo. Ao colocar os materiais necessários diretamente nas mãos do povo, o projeto permite que as pessoas façam os sapatos que precisam, que servem para os seus próprios pés e usos específicos.

Dá uma olhada no vídeo do projeto:










Fonte: Razões para Acreditar

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário