quinta-feira, 14 de agosto de 2014

BRASILEIRO LEVA “NOBEL” DE MATEMÁTICA


O matemático Artur Ávila Cordeiro de Melo, de 35 anos, foi o primeiro brasileiro na história a conquistar a medalha Fields, equivalente a um “Nobel” de matemática.

Ávila recebeu a medalha diretamente das mãos da presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye. Segundo relatos da mídia, estava tão nervoso que nem deu tempo à dignitária de se posicionar “corretamente” para fotos oficiais.

Segundo o matemático, que trabalha no Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA) e no Centro Nacional de Pesquisa Científica (CNRS) francês, o prêmio pode dar visibilidade à pesquisa científica no Brasil.

A medalha Fields foi entregue a Ávila por suas “profundas contribuições na teoria dos sistemas dinâmicos multidimensionais”.

Outros três laureados são Manjul Bhargava, da Universidade de Princeton (EUA), Martin Hairer, da Universidade de Warwick (Reino Unido) e Maryam Mirzakhani, da Universidade de Stanford (EUA). Mirzakhani, de origem iraniana, é também a primeira mulher a receber o prêmio.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário