quarta-feira, 25 de setembro de 2013

BRASIL: FUMAÇA TÓXICA DE SANTA CATARINA ALCANÇARÁ PARANÁ E SÃO PAULO, DIZ METEOROLOGISTA


A nuvem de fumaça tóxica que cobre São Francisco do Sul (a 178 km de Florianópolis) deve alcançar o litoral do Paraná e o sul de São Paulo entre a tarde e a noite desta quarta-feira (25), informou a empresa que monitora o clima em Santa Catarina.

O material se espalha desde as 23h de terça-feira (24), quando um depósito de fertilizantes no terminal marítimo da cidade pegou fogo, provocando a retirada de centenas de moradores das redondezas.

A meteorologista Gilsânia Araújo, da Epagri/Ciram, informou que o vento levou a fumaça na direção do mar nesta manhã, mas à tarde vai mudar de direção e deve empurrar a nuvem até Paraná e São Paulo.

O tamanho da nuvem é incerto. Até as 12h desta quarta-feira o incêndio ainda não havia sido controlado, o que alimentava a fumaça --- ela podia ser vista a 25 quilômetros do ponto do fogo, segundo os bombeiros.

PRODUTO QUÍMICO

A nuvem tóxica contém nitrato de amônia, difosfato de amônia e cloreto de potássio, segundo a Defesa Civil.

A professora Marlene Zannin, coordenadora do Centro de Informações Toxicológicas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), informou que as substâncias podem provocar irritação nos olhos, dores de garganta e, em casos extremos e raros, câncer.

"As pessoas devem evitar respirar a fumaça. Devem evitar se expor a ela", disse a professora.

O contato indireto com a fumaça (pela chuva, por exemplo) também pode provocar irritações, segundo a especialista, mas em escala menor.
Segundo nota da Prefeitura de São Francisco do Sul, não há feridos graves na cidade. Mas um número não estimado de pessoas procurou atendimento nos postos da cidade queixando-se de dor de garganta e tontura.

De acordo com as equipes de segurança, 40 toneladas de fertilizantes estavam no depósito da Global Logística, no terminal marítimo de São Francisco do Sul --a cidade tem o maior porto de Santa Catarina e o quinto maior do país, com uma movimentação anual de 5,4 milhões de toneladas, segundo a prefeitura.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário