terça-feira, 24 de setembro de 2013

OTAN E RÚSSIA FECHAM OS CÉUS AOS TERRORISTAS


Têm hoje início os exercícios conjuntos da Rússia e da OTAN Vigilant Skies (Céus Vigilantes 2013) de combate ao terrorismo aéreo e que irão decorrer de 23 a 27 de setembro. Do lado da OTAN neles participam a Polônia, a Turquia e a Noruega. Durante os exercícios deverão ser praticadas missões práticas de intercepção e acompanhamento por caças de um avião com "criminosos" a bordo e a prevenção de um ataque terrorista.

Ainda há poucos anos era difícil imaginar que a Rússia e a OTAN poderiam realizar manobras conjuntas. Mas os tempos mudam e surgiram novas ameaças que obrigaram à união de esforços no combate a um mal como é o terrorismo aéreo, refere o analista Oleg Nechiporenko:

"Sem dúvida que neste momento já foi reforçada a cooperação internacional no âmbito das decisões legais e factuais do Conselho de Segurança da ONU que foram aprovadas depois dos acontecimentos nos EUA. É difícil prever que forma assumirá o terrorismo. Para isso se realizam este tipo de simulações. É positivo que os exercícios sejam internacionais e não ao nível de um só país. O fato de se alcançarem acordos para a realização desse tipo de iniciativas já de si contribui para a confiança mútua."

Os exercícios serão realizados em várias fases. Primeiro é verificado o funcionamento do sistema de trocas de informação no âmbito da Iniciativa para a Cooperação no Espaço Aéreo (CAI) do Conselho OTAN-Rússia. Depois terão início as missões de intercepção e acompanhamento.

O comando dos exercícios é realizado a partir dos centros coordenadores em Varsóvia e em Moscou. Toda a informação necessária lhes será enviada pelos seus postos de coordenação locais e estes, por sua vez, recebem-na dos centros de controle aéreo da aeronáutica civil.

No dia 24 de setembro, um avião comercial Tu-134 sequestrado por provaveis terroristas irá simular um aparelho em deslocação sobre o Mar Negro em direção à Turquia. Segundo o cenário dos exercícios, caças Su-27 da Força Aérea da Rússia e F-16 da Força Aérea Turca irão interceptar o avião sequestrado. No dia seguinte, um avião invasor irá partir da Polônia e será interceptado sobre o Mar Báltico por caças das forças aéreas da Polônia e da Rússia.

Qualquer atentado terrorista aéreo pertence à categoria dos mediáticos e, na maioria dos casos, resulta na morte de uma quantidade significativa de pessoas, sublinha o perito em situações de crise Lev Korolkov:

"A realização de exercícios permite às estruturas responsáveis pela segurança da navegação aérea coordenarem os seus esforços e encontrarem um entendimento entre si de uma forma mais rápida. Também permite preparar o pessoal encarregado dessa parte do tráfego aéreo. Essas situações devem ser simuladas, senão nós não conseguiremos elaborar o algoritmo para uma solução desse problema."

Na opinião dos peritos, os exercícios irão reforçar a prontidão dos sistemas de troca de informações entre a Rússia e os países da OTAN. Isso permitirá aumentar o nível de proteção contra ataques terroristas.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário