segunda-feira, 30 de setembro de 2013

HÁ 75 ANOS, FOI DADO O PRIMEIRO PASSO PARA A SEGUNDA GUERRA MUNDIAL


A "Conspiração de Munique",- foi assim que os historiadores chamaram à reunião realizada há 75 anos na Alemanha. Nos dias 29 e 30 de setembro de 1938, na capital da Baviera encontraram-se os chefes de governos da Grã-Bretanha, França, Alemanha e Itália. Os representantes da Checoslováquia, cujo destino era resolvido nas conversações, e da União Soviética, não foram convidados para Munique. Esta conferência virou, na realidade, um dos primeiros passos rumo à Segunda Guerra Mundial.

Nas últimas décadas, o número de interpretações dos eventos históricos, especialmente dos que precederam a Segunda Guerra Mundial, multiplica-se a um ritmo vertiginoso. Um dos temas mais populares entre os cientistas ocidentais e alguns russos é a do "pacto Molotov-Ribbentrop", isto é, o tratado de não-agressão entre a Alemanha e a União Soviética, assinado em 1939. A popularidade deste tema é facilmente explicável: a responsabilidade pelo desencadeamento da guerra é atribuída à União Soviética. O Parlamento Europeu chegou a ponto de proclamar 23 de agosto, - dia de assinatura do tratado, - "dia da memória das vítimas do stalinismo e do nazismo".

Esta teoria, muito cômoda para os russófobos modernos, passa em silêncio o fato de que, para Moscou, este passo foi forçado. Ou, mais exatamente, foi uma resposta aos acordos que os chefes dos governos da Grã-Bretanha, França e Itália tinham firmado com Berlim. A Europa conseguiu avaliar a ameaça que vinha da Alemanha e quis canalizar a agressão de Hitler para o leste. Todavia, o jogo resultou complicado demais mesmo para políticos tão experientes.

Como se sabe, Hitler deu início à sua marcha rumo "ao domínio mundial", anexando em 1938 a Áustria. Realizou esta operação com facilidade e ele fixou imediatamente um outro objetivo. Depois do desmoronamento do Império Austro-Húngaro, a Checoslováquia virou um dos países mais prósperos da parte central da Europa. As mais importantes empresas industriais estavam situadas precisamente no seu território. Além disso, 3 do total de 14 milhões dos seus habitantes eram alemães étnicos, que povoavam a região de Sudetes.

Em princípios de 1938, Hitler concentrou as tropas alemãs junto da fronteira com a Checoslováquia. A União Soviética e a França advertiram a Alemanha que iriam cumprir os seus compromissos em relação a Praga. Mas Londres declarou que não podia garantir o apoio da Grã-Bretanha no caso da agressão alemã contra a Checoslováquia. Inspirado pela indecisão do governo britânico, Hitler resolveu basear os seus planos na chamada "quinta coluna", isto é, nos alemães da região de Sudetes e no Partido Alemão de Sudestes, de orientação pró-nazista. Atuando de acordo com as suas instruções, o líder deste partido, Konrad Henlein apresentou em 24 de abril várias exigências que acarretavam praticamente a renúncia da Checoslováquia à soberania sobre a região de Sudetes. Em 30 de maio, Hitler baixou a ordem secreta em que se dizia que a operação "Grün" devia ser levada a cabo no máximo até ao dia 1 de outubro de 1938.

Falando a propósito, Paris renunciou bastante rápido ao seu papel de pacificador. Os diplomatas franceses deram início juntamente com os seus colegas britânicos a uma atividade fervorosa a fim de preparar a opinião pública para o próximo ajuste com Hitler. Em 18 de setembro, veio o ultimato britânico-francês a Praga, que exigia entregar à Alemanha parte do território checoslovaco. Hitler asseverou a Chamberlain que se o problema dos alemães de Sudestes fosse resolvido, ele renunciaria a ulteriores exigências territoriais na Europa. Chamberlain, Daladier e Mussolini, - lideres dos três Estados europeus, - encontraram-se com o "fuhrer" em 29 de setembro e já a 30 de setembro assinaram um acordo, - convictos de que tinham garantido a paz aos seus países, - diz o cientistas israelense Yisrael Roberto John Aumann, laureado do prêmio Nobel.

"As guerras começam muito frequentemente por causa da falta da clareza nas intenções. A Segunda Guerra Mundial começou porque as partes criavam estímulos falsos umas às outras. Esta atitude era especialmente característica da Grã-Bretanha nas suas relações com Hitler. Quando a Grã-Bretanha concordou com a partição da Checoslováquia e, na primavera de 1938, admitiu a possibilidade de entrega de toda a Checoslováquia a Hitler, estimulou-o desta maneira a continuar a encarnação dos seus planos agressivos. Londres como que dizia a ele: basta exercer pressão forte e ameaçar e nós vamos render-nos."

Ao retornar a Londres depois da conferência de Munique, o premiê britânico Chamberlain declarou na Câmara dos Comuns: "Senhores, eu trouxe a paz para a nossa geração". Mas o que ele trouxe não era a paz – era, pelo contrário, a guerra. A "Conspiração de Munique" desatou as mãos de Hitler. A União Soviética não tinha aliados naquela época e ficaria à beira da derrota caso a Alemanha tivesse atacado em 1939 ou em princípios de 1940. Portanto, o pacto Molotov-Ribbentrop e a incorporação dos países bálticos na União Soviética foram medidas forçadas. A União Soviética afastava a sua "linha de segurança" para o Ocidente.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário