segunda-feira, 23 de setembro de 2013

TRABALHO INFANTIL CAIU UM TERÇO DESDE 2000




Em todo o mundo há 168 milhões de crianças vítimas de trabalho infantil. Há 12 anos eram 215 milhões. A Organização Internacional do Trabalho (OIT) lança hoje a 4ª edição das Estimativas Mundiais do Trabalho Infantil, que analisa os progressos feitos entre 2000 e 2012.

A OIT mostra-se satisfeita com a redução do número de crianças vítimas de trabalho infantil, mas sublinha que "não será possível atingir, em 2016, o objetivo de se eliminar as piores formas de trabalho infantil".

"Estamos a mover-nos na direção correta mas o progresso é ainda lento. Se formos sérios em relação a acabar com este flagelo do trabalho infantil no futuro próximo, então precisamos de intensificar substancialmente os esforços a todos os níveis. Há 168 milhões de boas razões para fazê-lo", disse o diretor geral da OIT, Guy Ryder.

Ao todo, 11% da população infantil em todo o mundo é afetada pelo trabalho infantil. E destas, 85 milhões executam trabalhos perigosos. O maior número absoluto de crianças trabalhadoras vive na região da Ásia-Pacífico, mas a África Subsariana continua a ser a região com a mais elevada incidência de trabalho infantil, com mais de uma em cada cinco crianças envolvida nesta prática.

A redução do trabalho infantil apresentou melhores resultados durante o período 2008-2012, apesar da crise económica mundial, sublinha o relatório a que o DN teve acesso. E foi particularmente acentuado entre as meninas, com uma redução de 40%. Quanto aos rapazes, a redução foi de 25%.

A agricultura é o setor mais importante, mas os números de crianças envolvidas em trabalho infantil nos setores dos serviços e da indústria também são significativos, refere o relatório. São as crianças entre os 5 e os 11 as mais afetadas pelo trabalho infantil (44%).

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE 

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário