segunda-feira, 23 de setembro de 2013

ZONA PRATHER: UMA VERDADEIRA ANOMALIA OU UM GRANDE EMBUSTE?


A zona Prather (Prather´s Zone em inglês) é a famosa área anômala, localizada nos EUA, perto da cidade de Santa Cruz, Estado da Califórnia, conhecida também como o Mystery Spot (Ponto do Mistério). Acredita-se que a gravidade neste local não está sujeita às leis terrestres mas sim a suas próprias. A água flui de baixo para cima e, uma vez por semana, pode-se presenciar os efeitos de imponderabilidade.

Quando meus amigos, que passando as férias este verão na Califórnia visitaram por curiosidade o Mystery Spot, me relataram sobre esse local, minha alegria não teve limites. Uma estupenda ideia para um novo artigo! Contudo, após estudar o assunto, surgiram-me algumas dúvidas sobre a autenticidade do "milagre americano", como é por vezes referida a Zona Prather.

Porquê? Vou esclarecê-lo, mas primeiro um pouco de antecedentes. No final da década de 1930, de acordo com a lenda local, um tal George Prather, sofrendo de terríveis dores de cabeça, foi aconselhado por seu médico a dar passeios a pé pela floresta. O ar fresco e a atividade física deviam exercer sua influência benéfica sobre a saúde dele. Durante um dos passeios noturnos, Prather chegou até ao local que hoje em dia se chama Mystery Spot.

Ali acabaram-se, por fim, suas dores de cabeça. E começaram os milagres. A agulha da bússola girava como doida, o campo gravitacional se apresentava distorcido e os objetos tomavam posições estranhas no espaço. E, naturalmente, naquele lugar não havia passarinhos a cantar nem quaisquer outros habitantes do reino animal. Todo um conjunto de particularidades clássicas de qualquer local anômalo.

O corajoso Prather mandou construir uma casa no centro da área anômala. Edificaram-lhe uma morada cômoda e resistente, mas ocorreu um deslizamento de terra que, infelizmente, a deslocou do fundamento, acabando por ficar fortemente inclinada. Várias tentativas de a endireitar foram empreendidas, mas todas acabaram sem sucesso. Então Prather compreendeu: a casa nova dele estava sujeita a leis gravitacionais particulares. A força de gravidade atua lá de forma absolutamente diferente. Aquilo que deve cair, em vez disso, sobe. E o espaço está deformado.

Desde o final da década de 1940, vêm sendo organizadas excursões e visitas guiadas a essa casa, que melhoraram significativamente a situação financeira de seu dono. O próprio local converteu-se em um destino de culto e é considerado uma das áreas anômalas mais singulares em território dos Estados Unidos.

Anos a fio, milhares de turistas fascinados vêm experimentando em si os "milagres" da Zona Prather. Guias atentos e amigáveis apresentam os “efeitos” da gravidade deformada, mostrando as bússolas que deixam de funcionar e fazendo experiências com distintos objetos que em vez de rolar sobre uma tábua para baixo rolam subindo para cima. Devido à "deformação da perspectiva", as pessoas de estaturas iguais, colocadas sobre uma mesma tábua, aparentam, nesse local, ter alturas diferentes.

Os moradores locais afirmam que uma vez por semana, na terça-feira à noite, justo antes de o Mystery Spot fechar, a gravitação desaparece ali por completo, e o visitante pode ficar por alguns instantes em estado de voo livre. Ou admirar um raio laser encurvado de forma inverosímil.

Como se explica tudo isso?

Para iniciar, dirigimo-nos a meus peritos conhecidos. Meus amigos, os que visitaram o Mystery Spot, insistem que não sentiram nenhuma ausência de gravidade, embora se tivessem inscrito de propósito na turma de terça-feira. Eles não trouxeram um apontador laser e, portanto, não podem negar nada a este respeito, mas quanto à bússola, sim, disseram que a tinham consigo. Em certos pontos ela realmente deixava de se portar bem. Mas só em certos pontos. No que diz respeito à experiência com as garrafas subindo sobre um madeiro, ela é realmente impressionante, é verdade. A sensação de irrealidade do espaço bate todos os recordes naquela casa. Quer dizer, meus amigos estavam absolutamente convencidos de se encontrarem num lugar milagroso.

No entanto, Anna Aksakova, especialista da Voz da Rússia, artista e designer especializado em efeitos óticos, mostrou-se mais cética:

"A Zona Prather é uma das mistificações mais engenhosas do século XX. Foi concebida com base numa ilusão de ótica. A casa, como é sabido, se ergue sob um ângulo de 25 graus. Trata-se de uma inclinação insuficiente para provocar quedas de pessoas, mas é suficiente para gerar nelas uma sensação de que no interior da casa tudo como que está torto. Surge um efeito visual de negação das leis de gravidade. O truque com os turistas da mesma altura que, colocados nos extremos de uma tábua, parecem ser um mais alto do que o outro, é igualmente um engano visual. Uma atração da mesma índole existe em Moscou, no Museu de Ciências Divertidas Experimentanium. Mas, ao contrário dos americanos empreendedores, nós não dizemos que é "magia" e explicamos honestamente os princípios de funcionamento desta atração."

Será que o Mystery Spot não merece figurar na lista de áreas anômalas? Lamentavelmente, não o merece. George Prather foi um dos mistificadores e inventores mais criativos de sua época. Sua ideia do embuste genial tornou-se realidade nos anos extremamente duros para todos os americanos, no período da grande depressão e, logo, da Segunda Guerra Mundial. A família de Prather não tinha dinheiro, mas veio-lhe à cabeça esse formidável projeto.

Desde o princípio, Prather construiu sua casa tal qual está agora, materializando nela todos os seus conhecimentos de engenharia civil. Cada centímetro do interior da casa e do território circundante foi cuidadosamente pensado e planificado com precisão. Esse é justamente o caso quando se deve dizer: "Não acredites em teus olhos". A bela lenda sobre o caráter anômalo do local fez seu trabalho: o fluxo de turistas ingênuos não se esgota até hoje.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário