A Rússia prepara-se para a expansão no mercado mundial de carvão. De acordo com os prognósticos da Agência Energética Internacional este hidrocarboneto não somente continuará sendo um dos combustíveis básicos durante a próxima década, mas vai, inclusive, consolidar substancialmente as suas posições no mercado. É possível que em 2035 o consumo do carvão aumente 70%. E a Rússia, na sua qualidade de um dos maiores jogadores do mercado de carvão, tem o que oferecer aos consumidores.
Em 2012 a Rússia respondeu por 12% do comércio mundial de carvão, o que supera as 130 milhões de toneladas. Apesar da crise mundial, nos últimos anos a indústria carvoeira russa continuava a incrementar os investimentos – no ano passado eles subiram 20% e ultrapassaram 3,5 bilhões de dólares. No mercado europeu a cota do país supera 30%. Todavia, o maior potencial de crescimento encontra-se na Ásia, constata Andrei Tretelnikov, analista da companhia de investimentos Rye, Man & Gor Securities:
“Uma análise das economias emergentes e da sua respectiva produção da eletricidade por habitante torna evidente que eles estão atrasados em relação aos países mais evoluídos. Mais tarde o mercado emergente vai virar mercado evoluído e consumirá a energia elétrica tanto quanto os países mais evoluídos.“
Atualmente, a parcela do carvão russo na Ásia-Pacífico mal chega a 5%. Aumentar os fornecimentos para o leste é perfeitamente viável mas isso requer o desenvolvimento da infraestrutura viária. Fala o chefe do departamento da análise do grupo financeiro BKS Kirill Chuiko:
“Existe um potencial de crescimento da exportação. Na Rússia existe um grande número de novos projetos de produção de carvão. E praticamente todo o incremento da produção será destinado para a exportação. A Ásia é a principal região onde se verifica o crescimento da demanda. Mas o fornecimento do carvão para a Ásia realiza-se por ferrovias e aí existe o problema de capacidade de tráfego.“
Aliás, estes problemas serão resolvidos gradualmente na medida em que irão se realizar os planos russos de desenvolvimento da infraestrutura ferroviária. A decisão sobre o financiamento por parte do Estado dos projetos de modernização das ferrovias Baikal-Amur e Transsiberiana abre acesso do carvão russo para os mercados asiáticos. Fazemos lembrar que até o ano de 2018 neste projeto serão investidos mais de 17,5 bilhões de dólares, devendo o orçamento federal contribuir com 5 bilhões. A parcela de investimentos de retorno do Fundo do Bem-Estar Nacional será equivalente à parcela orçamentária. Isto deve aumentar a capacidade de tráfego na direção leste em 55 milhões de toneladas por ano. Um outro aspeto do crescimento das exportações são as tarifas de transporte. Na opinião de Andrei Tretelnikov da agência Rye, Man & Gor Securities, a vinculação destas tarifas aos preços mundiais de carvão aumentará a demanda deste produto russo.
“Isto elevaria a competitividade do nosso produto. Creio que isso deve ser consagrado ao nível legislativo ou ao nível do governo para que o mercado seja competitivo e compreensível para as companhias carvoeiras.“
O trabalho neste setor já se realiza. Há pouco, o presidente da Rússia Vladimir Putin encarregou as respectivas entidades de estudar a questão de introdução de tarifas flexíveis para o transporte do carvão exportado.
Fonte: Voz da Rússia
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