A ideia de Jérémy Marie não é nova, mas os seus números são uma verdadeira proeza: este jovem francês conseguiu viajar por 71 países, percorrendo um total de 161 mil km’s, somente pedindo caronas. A saga demorou 5 anos e meio pra ficar completa.
Para quem tem receio desta forma de viajar, Marie diz que não só nunca foi violentado como pedir carona serviu de “filtro natural” para as pessoas que foi conhecendo, mais abertas ao diálogo e dispostas a partilhar. Além disso, essa é uma forma incrível de entrar no espírito do local.
Mas não se pense que o francês só pegou carona de motoristas: Marie usou mais de mil veículos, entre trens, motos, caminhões, tratores, navios de carga, barcos a vela, avião (sim, cortesia da Air Asia) e até de um burro. Basicamente, “tudo o que mexe”, conta.
Tour du Monde en Autostop (que significa qualquer coisa como Volta ao Mundo de Carona) teve início em 2007 e terminou no último 12 de março, quando Marie fez 29 anos. Foi uma opção própria, bem sustentável e, claro, econômica. Com toda a viagem, ele gastou cerca de 14 mil euros, perto de R$ 36,8 mil, bem menos do que gastaria em 5 anos vivendo na Europa.
O legal é que, em busca de alojamento mais barato, ele foi conhecendo ainda mais pessoas, sobretudo através da rede Couchsurfing, em que os usuários oferecem ‘sofás’ ou outros espaços disponíveis para hospedar pessoas. Em um desses encontros, em Bali, Indonésia, ele conheceu sua atual namorada.
Se tiver pensando fazer o mesmo e quiser uma dica, Marie aponta Chile, Nova Zelândia, Nicarágua e Malásia como os países mais acessíveis para caroneiros. Estados Unidos, por uma questão cultural mas também de proibição de pedir carona em alguns estados, e o próprioBrasil, pelo receio das pessoas em partilhar o veículo com um estranho, por conta da insegurança e violência, são dois dos mais difíceis.
Abaixo o próprio Jeremy Marie fala da experiência de viajar de carona. O vídeo está em francês, mas legendado em inglês, veja só:
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário