terça-feira, 5 de novembro de 2013

CIENTISTAS APRENDERAM A PREVER O COMPORTAMENTO DE VULCÕES


O comportamento de um vulcão foi durante muito tempo considerado imprevisível, mas cientistas de Moscou refutaram essa ideia.

Eles desenvolveram um modelo matemático da erupção do vulcão que permite determinar o seu grau de atividade. Ou seja, entender até que ponto ele é perigoso num dado momento.

Os cientistas da Faculdade de Geologia e do Instituto de Mecânica da Universidade Estatal de Moscou criaram um modelo de medição dos parâmetros de um vulcão que refletem o grau de atividade dos processos sísmicos que ocorrem no seu interior. Pela composição química e pelas propriedades dos produtos resultantes da erupção os cientistas determinam quais são os processos que ocorrem dentro do vulcão e preveem o seu futuro comportamento com ajuda do modelo matemático.

“Conjugando os dados da composição química dos minerais magmáticos com o nosso modelo, podemos avaliar as dimensões do canal pelo qual o magma sobe”, refere o diretor do laboratório do Instituto de Mecânica Oleg Melnik. “Isso ajuda a avaliar a força das possíveis erupções e a velocidade com que o magma irá ascender à superfície do vulcão”. Isso é uma informação inestimável quando surge o problema da evacuação de pessoas para um local seguro.

O programa permite igualmente verificar em que condições se poderiam ter formado este ou aquele mineral magmático dentro do vulcão. Já o estudo dos diferentes cristais desses minerais fornece a informação sobre a temperatura que existia no magma e como se alterou a pressão durante a erupção. Esse já é um passo para uma previsão fiável dos processos sísmicos, referem os cientistas.

Para testar o seu modelo os cientistas viajaram para o vulcão Bezymyanny na península de Kamchatka no Extremo Oriente da Rússia. “Nós conseguimos calcular a que profundidade se encontra o foco de erupção e a quantidade de magma que lá se acumulou”, conclui Oleg Melnik. “Ou seja, o comportamento do vulcão pode ser previsto com bastante precisão.”

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário