A NSA (Agência de Segurança Nacional dos EUA) invadiu redes de conexão do Google e Yahoo! com computadores ao redor do mundo inteiro para ter acesso a informações pessoais de internautas.
A informação foi divulgada pelo Washington Post, que teve acesso a mais documentos vazados por Edward Snowden, e pode conversar com engenheiros envolvidos no caso.
O projeto, chamado de MUSCULAR, operava ao lado do PRISM e contava com ajuda do centro de escutas britânico GCHQ. Quando um dado era transmitido entre a “internet comum” e a nuvem destas empresas, ele era desviado à Washington para que o governo norte-americano pudesse analisar milhões de informações diariamente.
Desde que as polêmicas com a ciberespionagem americana haviam começado, o Google explicou que o governo solicitava, por vias jurídicas, informações do usuário e então a companhia cedia. Isso tudo é revelado em relatórios de transparência da empresa.
Porém, as novas acusações são mais graves. Elas indicam que o próprio Google era espionado sem saber; e o governo dos EUA tem mais acesso às informações dos usuários do que a companhia imaginava.
Em um comunicado ao Washington Post, o Google disse que está aflito com as denúncias e reforçou que não tinha consciência disso. “Nós sempre estivemos preocupados com a possibilidade desse tipo de espionagem, por isso continuamos a melhorar mais e mais os serviços de criptografia do Google”, disse a companhia.
O Yahoo! também se surpreendeu. “Nós temos controles estritos para proteger a segurança dos nossos data centers, e não demos acesso dos nossos data centers à NSA ou a nenhuma outra agência governamental”, escreveu.
Procurados pelo jornal, oficiais da Casa Branca, assim como o Diretor Nacional de Inteligência da NSA, se recusaram a explicar, negar ou confirmar a acusação.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário