segunda-feira, 30 de junho de 2014

A QUEM PERTENCE O PODER REAL NA UCRÂNIA?


Os ativistas radicais ucranianos insistem em que Piotr Poroshenko ordene realizar uma “operação de limpeza” no Sudeste da Ucrânia. Os combatentes do batalhão Donbass se reuniram junto da Casa Civil e apresentaram um ultimato: se as suas reivindicações não forem cumpridas, Poroshenko irá partilhar o destino de Viktor Yanukovich. Ao mesmo tempo, o presidente ucraniano reconheceu ser impossível resolver o problema por meio da força.

Representantes de “batalhões de voluntários” exigem o fim da trégua e a introdução da lei marcial nas regiões de Donetsk e Lugansk. Os participantes do comício deviam ter esquecido que ali, para além de militantes armados, vivem milhares de cidadãos pacíficos. Segundo muitos intervenientes, os habitantes de Donetsk e Lugansk tinham participado de uma consulta popular sobre a federalização, se pronunciando assim contra a Ucrânia una e indivisível, razão pela qual devem ser eliminados. Todavia, na falta de soldados do exército, os extremistas pediram distribuir armas no meio de “voluntários”. 

Os eventos mais recentes em Kiev demonstraram que Piotr Poroshenko não é capaz de controlar a situação no seu país, sustenta o doutor em ciências políticas, Vladimir Schtol: 

“Ocupando formalmente o posto presidencial, ele não possui o poder. Declarações e a postura de outras forças políticas comprovam-no. Além disso, as negociações travadas com representantes de independentistas não garantem o êxito do plano de paz apresentado por Poroshenko. O atual presidente está cumprindo uma missão que lhe foi incumbida – destruir a soberania e se transformar num instrumento dócil nas mãos de seus patrocinadores do Ocidente”. 

O “plano de paz” não trouxe a paz para os habitantes do sudeste. O Exército continua alvejando cidades e vilas, acusando os destacamentos de milícia popular de violarem o regime de cessar-fogo. 

As autoridades de Kiev não escondem o fato de o presidente ter tomado a decisão sobre a trégua sob a forte pressão do Ocidente. Segundo anunciaram há dias, ele tem um "plano B" que em breve poderá vir a ser implementado. Ora, as palavras de Poroshenko sobre a impossibilidade de solucionar a crise mediante a força de armas não devem ser compreendidas literalmente, considera o politólogo, Igor Shishkin: 

“Ele não disse querer equacionar a crise através de eventuais compromissos entre Kiev e o sudeste. Frisou ser possível resolver o problema, alcançando a vitória na luta ideológica. Isto quer dizer que a crise será resolvida quando os jovens da região rebelde entoarem o conhecido slogan xenófobo “quem não salta conosco é moskal (russo)”. Poroshenko deixou claro o objectivo – transformar o Leste do país em uma Galícia da Europa Central. Confessou ainda que a tarefa desta “revolução” foi transformar a Ucrânia em baluarte antirrusso. 

Porém, na Ucrânia há muitos outros “paladinos” da construção de um cordão antirrusso que, aliás, propõem métodos mais duros. Os batalhões Donetsk, Aidar e outros não se reuniram em frente da administração presidencial por iniciativa própria. São os exércitos fantoches dos oligarcas, por exemplo, do governador da região de Dnepropetrovsk, Igor Kolomoisky, que, pelo visto, decidiu tomar conta do sudeste; constata o doutor em ciências políticas, Serguei Chernyakhovsky: 

“Ninguém provou que Kolomoisky não queria a separação do sudeste ucraniano. Neste caso, ele se tornaria dono de todo o potencial industrial dessa região. Dessa forma, seriam criadas duas Ucrânias – uma de Kolomoisky e a outra de Poroshenko. Esse último não quer ver reforçadas as posições de Kolomoisky. Todavia, ambos estão interessados no prosseguimento da guerra para aniquilar o Setor de Direita. Os ultranacionalistas irão matar rebeldes pró-russos e vice-versa”. 

É verdade que o Setor de Direita constituiu a principal força durante os acontecimentos trágicos de fevereiro em Kiev. Hoje, seus grupos armados aliados à Guarda Nacional estão formando a maior “força de choque” usada nos combates contra as milícias de Donbass. Claro que Kiev não precisa destes elementos extremistas desobedientes. 

Prorrogar a trégua e enviar inspetores da OSCE aos postos de controle – foi um tema da última conversa telefônica entre Piotr Poroshenko, Vladimir Putin, Angela Merkel e François Hollande. Na ótica de analistas, cedo ou tarde, Kiev deverá entender que a solução da crise passa única e exclusivamente pelo processo negocial. Em qualquer das maneiras, a Ucrânia já não poderá manter sua integridade. Os novos poderes da Ucrânia tudo têm feito para realizar este triste cenário.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário