quarta-feira, 25 de junho de 2014

IRÃ NÃO SERÁ CONCORRENTE DA RÚSSIA NA EXPORTAÇÃO DE PETRÓLEO E GÁS


A maioria de grandes companhias petrolíferas estrangeiras está muito interessada em alargar a cooperação com o Irã, porque os problemas nas relações entre a Rússia e a Ucrânia as preocupam em relação à garantia da segurança energética.

A situação em torno da Ucrânia obrigou a União Europeia a pensar mais uma vez na diversificação de sua política energética, para se livrar da excessiva, em opinião dos europeus, dependência dos fornecimentos de gás da Rússia.

Neste contexto, o Irã tem para eles tem o maior interesse como um mercado prometedor de petróleo e de gás, tanto mais que, provavelmente, as conversações entre o Irã e seis mediadores internacionais sobre o problema nuclear iraniano terminarão nos próximos tempos e as sanções anti-iranianas serão levantadas. Tal abrirá amplas possibilidades para a cooperação de Teerã com países estrangeiros, cooperação em que o Irã está muito interessado, afirma o perito Valeri Nesterov:

“Os dirigentes iranianos ressaltam que têm intenção de alargar a presença do Irã nos mercados mundiais de hidrocarbonetos e de reduzir o nível de isolamento do país. Mas, ao mesmo tempo, o Irã não pretende concorrer com a Rússia. Mesmo se o Irã tencionar competir com a Rússia, as suas possibilidades serão bastante limitadas”.

Poderá o Irã (mesmo se tiver grande vontade) concorrer realmente com a Federação Russa no fornecimento de hidrocarbonetos no futuro próximo? Pelo visto, não.

Nos bons tempos, ainda antes da introdução das sanções, o Irã extraía diariamente cerca de 4,2 milhões de barris de petróleo, dos quais um pouco mais de metade eram exportados, mas a extração diminuiu para 2,3 milhões de barris em resultado das sanções e a exportação caiu para 700 mil barris no pior período de 2013. Para restabelecer e aumentar os volumes de extração e exportação, o Irã precisa de grandes investimentos no ramo da extração e da transformação, assim como na construção de infraestruturas de fornecimento ao estrangeiro. Serão necessários vários anos para reconstruir e modernizar o setor energético iraniano.

A questão do gás ainda é mais imprevisível. O Irã produz anualmente 160 bilhões de metros cúbicos de gás, consumindo praticamente todo o volume no mercado interno. Teerã exporta à Turquia cerca de 10 bilhões de metros cúbicos de gás só graças à importação de quase sete bilhões de metros cúbicos de gás do Turcomenistão.

Contudo, o ministro do Petróleo do Irã, Bijan Zanganeh, tem declarado que “o Irã, como país capaz de fornecer gás em maiores volumes, sempre está disposto a exportar gás natural à Europa por gasodutos ou em forma liquefeita”.

Mas, para alcançar este objetivo, o Irã se depara com grandes problemas ligados, inclusive, à necessidade de aumentar a extração de gás e de criar uma nova infraestrutura de transporte, tarefas que exigem enormes investimentos estrangeiros.

O setor do petróleo e do gás do Irã precisa urgentemente de modernização, porque durante os últimos 20 anos Teerã não teve livre acesso a tecnologias ocidentais. Segundo avaliações do governo iraniano, o setor energético do país irá necessitar nos próximos 10 anos de 300 a 450 bilhões de dólares de investimentos para renovar os equipamentos de produção.

Segundo cálculos de especialistas, grandes fornecimentos de gás iraniano à Europa, concorrentes para a Rússia, poderão ser possíveis apenas daqui a cerca de 10 anos, um prazo considerável para o mundo contemporâneo em evolução rápida.

Por enquanto o Irã, ainda antes da revogação das sanções, tem de se preparar para o restabelecimento dos contatos perdidos com países estrangeiros, em primeiro lugar com a Rússia. Moscou pode tornar-se um parceiro insubstituível em tais esferas econômicas como a extração de petróleo e de gás, a energia, inclusive nuclear, a investigação do espaço, os transportes ferroviários e, naturalmente, a cooperação militar.

Destaque-se que já foi feito muito nesse sentido. Há dias, a Rússia e o Irã acordaram assinar até o fim do ano um acordo adicional e um contrato de construção de mais dois blocos energéticos na usina nuclear de Bushehr.

Em maio, a Roscosmos e a Agência Espacial Iraniana assinaram um protocolo de cooperação, que prevê interação num amplo leque de vetores: do lançamento de satélites iranianos por foguetes-portadores russos à preparação de cosmonautas iranianos na base espacial Zvezdny, na região de Moscou.

Há também projetos prometedores em outros ramos. Por isso, nos próximos anos, o Irã não será um concorrente, mas um parceiro.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário