sexta-feira, 27 de junho de 2014

SE VOCÊ GOSTA DE LIVROS, PRECISA CONHECER ESSA PEQUENA CIDADE NO REINO UNIDO


Por João Correia

Se você faz parte do grupo de pessoas que morre de amores por uma boa biblioteca, pelo cheio do livro novo, pelo prazer da página folheada, imagine visitar um lugar que é como uma enorme biblioteca a céu aberto. Esse lugar existe e se chama Hay-on-Wye ou, muito mais simples, a “cidade dos livros”.

Hay-on-Wye fica no País de Gales, Reino Unido, perto da fronteira com Inglaterra, nas margens do rio Wye, e é capaz de convencer até os mais apaixonados por e-books. Aqui os livros são para ver, rever, apalpar, sentir. A juntar a essa magia nostálgica, há ainda toda uma cidade (pequena, com 1200 habitantes) por descobrir, com suas ruínas, mansões e o seu aspecto intocado, como se o século XXI não fizesse muita questão de passar por ali.

Foto © A.I.D.A.N.


Tudo começou em 1976 quando um empreendedor amante de literatura, chamado Richard Booth, insatisfeito com o governo local, proclamou Hay-on-Wye como sua e começou esta impressionante empreitada. Até hoje, a cidade não deixou de ser um paraíso da literatura.

Além do que é possível ver nas ruas, existem mais de 30 grandes livrarias, famosas por venderem obras antigas e em segunda mão. Cada uma tem uma “especialidade”, o que torna a escolha mais simples, em meio a tantas opções.

Foto © John Connell


Se for visitar Hay-on-Wye, não perca também o castelo, o cinema ou mesmo o posto de bombeiros – todos eles têm incríveis (surpreenda-se)… livrarias.

Foto © rboardman2003


Foto © holymoor

Foto © boukju2006

Foto © wildolive

Foto © Ian

Foto © Eduardo Arostegui


Foto © Hellen Hall

Foto © Stephnie Yoder



Foto © John Connell

Foto © David Wilson

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

2 comentários: