quinta-feira, 26 de junho de 2014

BRASIL AJUDA NO COMBATE À FOME AFRICANA VIA AGRICULTURA FAMILIAR-MERENDA


As ações brasileiras na África, no âmbito da cooperação humanitária internacional, passam diretamente pelas frentes de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar. A Embrapa já está presente em mais de 10 países, dotando técnicos e lavradores de conhecimento. Depois foi a vez de reforçar o desenvolvimento comercial dessas novas iniciativas agrícolas locais, levando o plano de escoamento da produção para as escolas utilizarem na merenda dos estudantes.

O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), criado em 2003 no Brasil, que visa fortalecer os circuitos locais de produção agrícola e a agricultura familiar, já chega a quase cinco mil agricultores e mais de 124 mil estudantes em cinco países da África, segundo o governo brasileiro.

Mas nada é de graça. Naturalmente que a expansão da cooperação Sul Sul – apoio entre os países em desenvolvimento e países pobres – pelo lado do Brasil embute interesses geopolíticos naquele continente, além de servir de apoio à entrada de grandes grupos empresariais.

O PAA África é uma iniciativa conjunta com a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), do Programa Mundial de Alimentos (PMA) e do Departamento Britânico para o Desenvolvimento Internacional. Com um orçamento total de US$ 11 milhões, já foi implementado na Etiópia, em Malawi, Moçambique (país no qual a Embrapa possui sua mais abrangente experiência africana), no Senegal e Níger.

A fase piloto do programa começou em fevereiro de 2012. Para o técnico do Ministério da Agricultura de Moçambique, Eugénio Comé, é possível perceber que os relatos sobre a agricultura familiar estão mesmo se concretizando no país. “Tirei boas lições dessa experiência que tive no Brasil e vou levá-las com a perspectiva de adaptar o que vi aqui para a realidade de Moçambique”.

Comé e Guidione Ezequiel Elias, agricultor familiar moçambicano, participaram semana passada, em Brasília, de um seminário internacional em comemoração aos dez anos do PAA. Eles também participaram de uma visita à região rural de Planaltina (DF) para conhecer as experiências brasileiras de produção e distribuição de alimentos. Na ocasião, 11 delegações estiveram na Cooperativa Agrícola da Região de Planaltina (Cootaquara) e no Assentamento Pequeno Willian, que vendem alimentos para o PAA.

No caso da ex-colônia portuguesa às margens do Índico, a lista do que é produzido pelos agricultores locais é grande. Começa com o milho, número um em produção, passa pelos cereais, como o arroz e o trigo, as leguminosas e as oleaginosas, como o girassol, as hortaliças, os tubérculos e os feijões. “Em sua maioria, os produtos se assemelham aos produzidos no Brasil."

Para a representante da Unidade de Programas do PMA, Sharon de Freitas, o PAA brasileiro foi inspiração para outros países criarem modelos próprios. “Os dois [moçambicanos] vieram em uma situação de troca de experiências. É muito interessante estarem aqui com outras pessoas da América Latina. A expectativa é aprimorar o programa que está começando lá."

Os projetos de erradicação da pobreza extrema e da fome no Brasil também são referências para países da América Latina e do Caribe. Em 2013, por meio da cooperação internacional entre o governo brasileiro e a FAO, iniciou-se um projeto para contribuir com a erradicação da insegurança alimentar na região.

Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), mais de 800 milhões de pessoas sofrem de fome crônica no mundo e uma em cada quatro crianças menores de cinco anos corre o risco de morrer em consequência de doenças associadas à má nutrição. Na América Latina e no Caribe, são 47 milhões de pessoas nessa situação.

Para Rodolfo Machaca Yupanquí, produtor camponês e secretário-geral da Confederação Sindical Única de Trabalhadores Camponeses da Bolívia, é muito importante compartilhar a experiência no Brasil. “A agricultura familiar havia sido abandonada, historicamente, pelos governos, pelos estados, pela ciência. É importante retomar e fortalecer essa iniciativa. A agricultura familiar é a garantia de alimentação para a humanidade e não se compara à agroindústria em termos de produção de alimentos."

Machaca ressalta a atuação da FAO em convocar os países para debater a soberania alimentar. “Para a Bolívia é um desafio reduzir a extrema pobreza. Passamos as décadas de 1990, de 2000 e já entramos em outra década. Então, devemos nos unir e compartilhar as políticas públicas e os programas para promover a agricultura familiar”, disse ele, referindo-se à meta estabelecida no Primeiro Objetivo de Desenvolvimento do Milênio da ONU: reduzir pela metade, de 1990 até 2015, a proporção da população que sofre de fome.

Fonte: Voz da Rússia

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário