segunda-feira, 30 de junho de 2014

CEM ANOS APÓS A 1ª GUERRA, FIGURA DE ASSASSINO DE ARQUIDUQUE DIVIDE OPINIÕES


Os 100 anos do assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando da Áustria em Sarajevo, o ato que provocou a 1º Guerra Mundial, é lembrado de maneiras diferentes na Bósnia.

Eventos culturais e esportivos, incluindo um concerto da Filarmônica de Viena, marcam a ocasião na cidade.

Gavrilo Princip, autor do tiro que matou o hedeiro do trono austro-húngaro, continua sendo uma figura que divide opinões.

Os tiros disparados pelo estudante sérvio no dia 28 de junho de 1914, levou as maiores potências da Europa a uma guerra que durou 4 anos.

Sérvios da Bósnia, croatas, e bósnios mulçumanos ainda se dividem em relação ao papel de Princip em criar tensões na Europa em 1914.

Na Áustria, a bisneta de Francisco Ferdinando e sua família estão realizando eventos no castelo da família em Artstetten, próximo a Viena, onde o arquiduque está enterrado.
Interpretações divergentes

Líderes da Sérvia e alguns sérvios da Bósnia estão boicotando os eventos oficiais, que eles dizem ter como proposta incriminar os sérvios.

O arquiduque e sua esposa chegam em Sarajevo no dia 28 de junho de 1914

Centenas de ciclistas participaram da corrida pela paz, esta semana, para marcar o aniversário

Bósnios sérvios pretendem abrir a casa em Obljaj, onde Princip nasceu, para homenageá-lo

Na sexta-feira, sérvios do leste de Sarajevo inauguraram uma estátua de Princip, visto por eles como um herói que acabou com anos de ocupação dos balcãs pelo império austro-húngaro.

Na cidade de Visegrad, ao leste da Bósnia, atores irão reencenar o assassinato do arquiduque e sua esposa, Sofia, e a Filarmônica de Belgrado tocará obras de Vivaldi.

As comemorações no centro de Sarajevo terão um tom completamente diferente daqueles no leste da cidade, diz o correspondente da BBC, Guy De Launey.

A Filarmônica de Viena vai tocar uma seleção que relembra os tempos dias de Habsburgo, a única família governante do império áustro-húngaro.


Princip e o tirou que deu início à 1ª Guerra Mundial


- Gavrilo Princip, um dos sete membros da Mlada Bosnia (Jovem Bósnia), uma organização bósnia sérvia militante que queria independência da Áustria-Hungria.
- O arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia foram assassinados em seu carro por Princip no dia 28 de junho de 1914 em Sarajevo.
- A Áustria responde com ira e declara guerra à Sérvia, com apoio incondicional da Alemanha.
- A Rússia anuncia mobilização de suas tropas.
- A Alemanha declara guerra à Rússia, em 1º de agosto.
- Grã-Bretanha declara guerra à Alemanha, em 4 de agosto.

O concerto acontecerá na recém restaurada biblioteca nacional, que foi destruída durante a invasão da cidade por forças bósnias sérvias na Guerra da Bósnia.

O presidente austríaco, Heinz Fischer, estará presente no concerto, que é o principal dos eventos que marcam o aniversário.

As comemorações serão encerradas com um evento musical a céu aberto em Sarajevo.

Vinte e oito líderes europeus se reuniram na quinta-feira para marcar os 100 anos desde o começo da 1º Guerra Mundial em Ieper, na Bélgica.

Enquanto isso, a UNESCO pediu que todos os seus navios hasteassem suas bandeiras a meio mastro no sábado para marcar o aniversário do assassinato.

A organização está querendo chamar a atenção para sua convenção sobre o património cultural subaquático, destinado a aumentar a proteção de milhares de navios afundados que estão vulneráveis à destruição deliberada e saques.

O acordo só se aplica aos naufrágios que ocorreram há mais de cem anos, assim ao longo dos próximos quatro anos, milhares de navios britânicos, alemães e outros perdidos na 1º Guerra Mundial serão adicionados à lista.

Fonte: BBC Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário