quinta-feira, 5 de setembro de 2013

POLÍCIA INTERVÉM EM MANIFESTAÇÃO CONTRA PROIBIÇÃO DO USO DE MÁSCARAS

Na noite desta terça-feira (03/09), manifestantes se reuniram em frente à Câmara Municipal, na Cinelândia, para protestar contra a aplicação do projeto de lei nº 2405/2013, dos deputados estaduais do PMDB Paulo Melo e Domingos Brazão, que proíbe a utilização de máscaras ou itens que cubram o rosto durante manifestações.

Polícia intervém em manifestação contra proibição do uso de máscaras

O ato, que tinha como proposta a execução de um baile de máscaras, começou de forma tranquila até a chegada da Polícia Militar, que apresentou uma liminar do Ministério Público do Rio, que permite a abordagem de manifestantes mascarados em busca de identificação. A liminar gerou tumulto e foi intensamente questionada pelos participantes do protesto. Dois manifestantes, que não mostraram a identificação aos policiais, foram detidos e encaminhados à delegacia. Depois das prisões, os participantes do protesto foram até as escadarias do Theatro Municipal, onde se formou um cordão da Polícia Militar, impedindo a aproximação dos manifestantes.

Uma das manifestantes presente acredita que a proibição das máscaras é uma desarticulação política por parte do governo. “A máscara é só uma desculpa para o governo desmobilizar o movimento. Se não usássemos máscaras, eles iriam proibir qualquer outra coisa, como as roupas pretas, por exemplo”.

De acordo com uma advogada da OAB presente na manifestação, a liminar deverá ser cumprida até a sua cassação.


Polícia intervém em manifestação contra proibição do uso de máscaras

Votação do projeto de lei nº2405/2013

A votação para discutir o projeto de lei que proíbe a utilização de máscaras em manifestações foi adiada pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). O projeto, de autoria de Domingos Brazão e Paulo Melo, ambos deputados estaduais pelo PMDB, recebeu 13 emendas e deve voltar a ser analisada apenas na semana que vem.

Desde o início do dia, um pequeno grupo de manifestantes se reuniu nas escadarias da Casa, onde ficaram com os rostos cobertos e puseram máscaras de carnaval nas estátuas do entorno. Após ter sua entrada dificultada pela segurança do local, os manifestantes foram identificados e autorizados a acompanhar a sessão.

O deputado estadual Domingos Brazão defendeu seu projeto afirmando que o uso das máscaras é para “promover o quebra-quebra” e que a sanção da lei “visa regulamentar as manifestações”. Apesar de não haver tumulto, o discurso do político foi regido por vaias e gritos de “Fora Brazão” dos protestantes.

De opinião oposta à do autor do projeto, Marcelo Freixo, do PSOL, afirma que as máscaras não significam que os manifestantes querem, necessariamente, se esconder. “A máscara não é sinônimo de anonimato e quebra-quebra. É uma questão política.” Freixo ainda questionou a credibilidade do autor do projeto, Domingos Brazão. “A família Brazão não tem direito algum de ditar como os manifestantes devem se comportar”, afirmou. Questionado se apresentou alguma emenda para o projeto, Freixo afirmou que não apresentaria nenhuma, já que não concorda com o projeto em sua integridade.

O deputado Luiz Paulo, líder do PSDB no Rio e na Alerj, que apresentou 8 emendas ao projeto ao lado de Clarissa Garotinho (PR), Geraldo Pudim (PR) e Comte Bittencourt (PPS), afirmou que a intenção é que o cidadão tenha garantido o seu direito de ir mascarado a uma manifestação política. A deputada estadual Clarissa Garotinho ressaltou que “a máscara não é, necessariamente, um instrumento de anonimato, mas sim uma indumentária do protesto.”

Fonte: Anonymous Brasil

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário