Moscou tem muito do que se orgulhar: sua grande história, suas belezas. O metrô de Moscou é um dos mais belos do mundo, quem já esteve lá pode confirmar isso. Muitas estações são verdadeiras obras de arte. Mas vamos falar do que está escondido dos olhos do público – dos mistérios da cidade subterrânea.
Rumores de que no metrô de Moscou existem estações secretas, bunkers do governo, fantasmas e lugares com anomalias, tem circulado entre habitantes de Moscou há muitos anos. Mas o quê é verdade e o quê é ficção? Danila Veletsky, um digger (escavador) e turista industrial que se dedica a estudar Moscou “subterrânea”, acredita que muito do que se conta sobre o metrô não passa de puras invenções:
“O metrô é uma instalação guardada, poucos são os que conseguem entrar em seus túneis e explorá-los. Se você for pego, terá problemas. Entre os diggers é comum contar quem e como lá entrou e que “horrores” viu durante o seu passeio. Em geral, todas as histórias são sobre ratos mutantes e todo o tipo de escumalha – apenas histórias de pessoas que sabem que ninguém será capaz de verificá-las. Não há nenhum trem fantasma lá. Mas as informações de que existem lá estações que não estão no mapa do metrô são pura verdade.”
Acredita-se que um bunker secreto do governo devia estar numa estação especial, fechada para passageiros, chamada Sovetskaya, que estava localizada entre as estações Teatralnaya e Mayakovskaya. Por ordem pessoal de Stalin foi decidido usar a estação Sovetskaya como um posto de comando subterrâneo do quartel general da Defesa Civil de Moscou. Assim, no coração de Moscou, apareceu um túnel invulgarmente longo entre estações, o que causou muitas conversas entre a população. Foi justamente por isso que se decidiu construir mais uma estação, a Tverskaya, que foi inaugurada em 1979. Acredita-se que olhando atentamente o túnel antes da estação Tverskaya podem ver-se os restos da plataforma e do hall da estação Sovetskaya.
Algumas estações simplesmente têm uma má reputação. Por exemplo, a estação de Sokol. Ela foi construída a uma grande profundidade, mas quase no lugar do enterro de soldados mortos na Primeira Guerra Mundial. Maquinistas sempre tentam passar esse túnel em máxima velocidade. Muitas pessoas sensíveis começam abruptamente a ter dores de cabeça lá, e quase sempre há lá um odor muito estranho e desagradável. A situação é semelhante com a estação Preobrazhenskaya Ploshchad que foi construída sob o cemitério Preobrazhenskoe.
Danila Veletsky lembra que até hoje existe entre os jovens de Moscou a lenda de um trem fantasma: “Várias vezes por mês, à meia-noite, um trem fantasma aparece na linha circular. Ele quase nunca abre as portas. Dentro estão as almas de prisioneiros que trabalharam na construção do metrô e morreram lá. Se você ver esse trem, é um mau sinal. Se as portas do trem abrirem, nunca entre nele, senão desaparacerá para sempre. O trem, por falar nisso, é de modelo antigo. Com assentos inflacionados e lâmpadas antigas. Mas desde que há uns anos introduziram na circular a última geração de novos trens, a lenda chegou ao fim. Foi assim que o progresso destruiu as forças do mal.”
O metrô de Moscou é belo e misterioso. E, no entanto, uma vez lá, pare por um momento e olhe ao redor sem pressa, e depois entre numa carruagem. Perscrute a escuridão do outro lado da janela: quem sabe, para você se levantara um pouco o véu de mistérios e segredos do metrô de Moscou.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário