quinta-feira, 10 de julho de 2014

BERNARD PRAS FORMS INCRÍVEL RETRATO ANAMÓRFICO A PARTIR DE OBJETOS ENCONTRADOS - COM VÍDEO


Artista francês Bernard Pras, que é conhecido por criar incompreensível ilusões anamórficas de objetos encontrados, revelou a sua mais recente instalação no Le Palais Ideal em Hauterives, França. Quando visto a partir da perspectiva certa, uma pilha aparentemente aleatória de lixo é revelado para ser um retrato escultural enorme de Ferdinand Cheval, um carteiro francês simples, que passou 33 anos empilhar pedras para a construção de Le palais ideal.

Semelhante a Cheval, Pras confia na recuperação de objetos diversos para criar sua arte. Em suas mãos, descartado e cadeiras quebradas, quadros, estatuetas e outros itens tornam-se o meio com o qual a construção de exemplos surpreendentes de anamorfose-uma perspectiva distorcida visuais exigindo o espectador a utilizar dispositivos especiais ou ocupar um ponto de vista específico para reconstituir a imagem. Olhando para cada componente individual e seu posicionamento preciso no retrato geral, não se pode deixar de se maravilhar com o olho do artista para a perspectiva e sua montagem meticulosa da peça.

Esta instalação, juntamente com outras obras anamórfico por Pras, vai estar em exposição no Le Palais idéal até 31 de Agosto.



Fonte: Bernard Pras site via Laughing Squid

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Um comentário:

  1. A arte de Bernard Pras ao ser relacionada com as perspectivas analiticas poscolonial reforça a existência de olhares para a realidade que é múltipla e polifônica.

    ResponderExcluir