O conhecido jornalista polonês Dariusz Cychol foi galardoado com um prestigiado prêmio – a insígnia de prata “Pelo serviço à União de Soldados do Exército Polonês”. A justificação da aplicação ao prêmio diz: “Pela contribuição no desvendamento de páginas desconhecidas da história trágica comum e pelo início do diálogo jornalístico sobre a liquidação de reivindicações recíprocas da Polônia e da Rússia”. A cerimônia de premiação ocorreu durante a celebração do Dia do Exército Polonês.
Em junho deste ano, Dariusz Cychol, num carro ligeiro convencional, se dirigiu para o Extremo Norte russo em busca de locais de assentamento dos primeiros exilados poloneses, que foram mandados para lá em 10 de fevereiro de 1940.
O repórter chegou à aldeia de Burachikha no distrito de Nyandom na região de Arkhanguelsk, onde foram trazidos os exilados poloneses. A partir daí, com a ajuda de moradores locais, ele foi para a taiga, para o lugar onde no início dos anos 1940 se encontrava o assentamento especial Solyuga. Lá ele encontrou os restos de dois cemitérios de exilados poloneses – enterros dos quais não sabiam historiadores nem poloneses nem russos. Ele se tornou o primeiro polonês que veio a Solyuga depois de 1941.
O suporte informacional da viagem foi garantido pela redação de internet da Voz da Rússia. Relatórios sobre a viagem de Dariusz Cychol eram publicados no site polonês da Voz da Rússia no bito da série “A Rússia nos olhos de um jornalista estrangeiro”. Ela foi concluída pela publicação de uma reportagem de vários episódios sob o nome de “História que une”. Foi justamente por este relatório que o nosso colega foi premiado. O prêmio da União principal de soldados do Exército polonês foi entregue a Dariusz Cychol pela “criança” conhecida dos leitores da Voz da Rússia pela reportagem – o coronel Leon Wagner.
A descoberta do colega causou uma ressonância na mídia polonesa. Seguindo seus passos, foram para Solyuga jornalistas da Televisão e da Rádio polonesas – os editores Arleta Bojke e Maciej Jastrzebski.
Felicitamos Dariusz Cychol sinceramente e de todo o coração! E esperamos por novas e emocionantes reportagens.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário