Jeon Wook-pyo, de 68 anos, fugiu, no início do mês passado, da Coreia do Norte e conseguiu entrar recentemente na Coreia do Sul, disse à agência Efe uma porta-voz do ministério, que não especificou, no entanto, o dia de regresso nem a rota seguida, por estar a investigar o caso.
Segundo a responsável, atualmente, Jeon Wook-pyo encontra-se "sob investigação", um protocolo seguido pelas autoridades sul-coreanas por motivos de segurança nos casos de refugiados provenientes do Norte.
Em todo o caso, esclareceu a porta-voz, o sul-coreano sequestrado pelo Norte poderá regressar a casa com a sua família, sendo que "o Governo da Coreia do Sul fará todo o possível para o ajudar a estabelecer-se e a integrar-se" no seu próprio país depois de quatro décadas de ausência forçada.
Jeon Wook-pyo figura, até agora, como o único sul-coreano que conseguiu regressar à sua terra natal de um total de 25 pescadores que seguiam a bordo de duas embarcações de pesca, sequestradas pela Coreia do Norte, no Mar Amarelo, a 28 de dezembro de 1972.
A Coreia do Norte negou sistematicamente as acusações de que, no passado, sequestrou cidadãos de outros países.
Seul calculou em vários milhares os sul-coreanos - e em 17 os japoneses e em nove os europeus - sequestrados pela Coreia do Norte desde o final da Guerra da Coreia (1950-53) até à década passada, dos quais parte se encontram em paradeiro desconhecido até aos dias de hoje.
Depois de sequestrar estes cidadãos estrangeiros, o regime dos Kim utilizava-os em atividades de propaganda ou para ensinar as suas línguas nativas a elementos dos seus serviços de inteligência, segundo analistas.
Fonte: Lusa
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário