quarta-feira, 18 de setembro de 2013

TATUAGENS ELETRÔNICAS MEDEM TEMPERATURA E AJUDAM A DETECTAR VÁRIAS DOENÇAS


Cientistas da Universidade de Illinois trabalham em um sensor ultrafino e sensível que funciona como um termômetro da pele – e, por causa do jeito como é fixado no corpo, já é chamado de “tatuagem eletrônica”.

O mais novo dispositivo criado é um termômetro bastante preciso que pode fazer o trabalho de equipamentos bem mais caros e invasivos, como câmeras, além de serem capazes de detectar variações bruscas ou não durante todo um dia.

Mas um sensor tão preciso quanto esse não serve apenas para saber se você está com febre. A termometria precisa da pele pode providenciar dados relevantes para diagnósticos do sistema cardiovascular, do estado cognitivo e sobre a presença de tumores no corpo, só para citar alguns exemplos.

A tatuagem eletrônica parece um código de barras com ramificações e é aplicada na pele usando cola solúvel em água. A versão atual ainda exige energia externa, mas um sensor totalmente sem fio deve ser criado em breve.

Fonte: Nature

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário