A ilha indonésia de Bali recepciona nestes dias o destacado fórum econômico regional – a cúpula da APEC (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico). Os encontros preparatórios encerram no sábado (05 de outubro) No domingo terá lugar uma pequena pausa antes do principal acontecimento – o encontro dos líderes (07 e 08 de outubro). No fórum participam mais de quatro mil delegados dos países-membros da APEC.
As ruas de Bali estão repletas de cordões policiais, agentes dos serviços de inteligência, representantes de delegações, jornalistas e ...quase não se vêem turistas. Nestes dias, o aeroporto Ngurah Rai não se parece com a principal porta aérea de um dos mais populares balneários mundiais.
Mas, apesar desta modesta experiência e dos curtos prazos de preparação, a Indonésia, como já assinalam os especialistas, mostrou-se pronta para a realização deste fórum. Em certa medida, o exemplo da cúpula anterior, que se realizou em Vladivostok, na Rússia, contribuiu para isto também. O presidente da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono ficou muito impressionado com sua organização e mandou preparar a cúpula em casa com não menos esmero e envergadura. Em um ano foram construídas novas estradas, hotéis, e reformado o aeroporto. Aliás, na semana passada, o senhor Yudhoyono inaugurou-o pessoalmente.A Indonésia é uma das principais economias da Ásia e está situada no coração da região, cujos problemas e perspectivas de desenvolvimento são debatidos nestes dias na cúpula da APEC. Um acontecimento desse nível é o primeiro na história do país e de seu principal ponto turístico – Bali. Antes disto, em 2011, realizaram-se na ilha apenas encontros ministeriais da Associação de Países do Sudeste Asiático (ASEAN) e a cúpula da Ásia Oriental.
Uma nova estrada moderna, a Toll Bali Mandara, especialmente construída, leva ao aeroporto. A estrada, de cerca de 12 quilômetros de extensão, atravessa o golfo e passa por bosques sempre verdes. Os ecologistas locais eram contra a construção desse trecho da estrada. Até mesmo o conhecido futebolista Cristiano Ronaldo foi defender as árvores ímpares contra o corte em Bali.
Toda a atenção da imprensa está voltada para o encontro de Serguei Lavrov e John Kerry. Os ministros deverão acordar as questões bilaterais mais importantes e, naturalmente, debater a normalização da situação na Síria. E os líderes irão transmitir todos os entendimentos.Em apenas um ano, foi construído na ilha um novo centro de exposições, onde se realizarão os principais eventos da 21ª cúpula da APEC. Lá, tal como no aeroporto e locais de hospedagem das delegações, foram fortalecidas as medidas de segurança nestes dias. Na véspera foram coibidos vários atos de protesto. Mais de 11 mil agentes dos serviços de inteligência cuidam da ordem na ilha. Entretanto, isto quase não se refletiu no ritmo moderado de vida em Bali. As patrulhas da polícia quase não são vistas nas ruas, e aqui preferem falar da cúpula somente nos hotéis, onde se encontram seus participantes. O programa de trabalho da cúpula já começou. Na segunda-feira (07 de outubro) começam os principais eventos com a participação dos líderes dos países. Paralelamente, os ministros do Exterior mantêm conversações.
Também estava planejado um encontro entre Serguei Lavrov e os ministros do Exterior do Vietnã, Tailândia e China. Vladimir Putin encontrar-se-á com o homólogo chinês na segunda-feira. Serão estas as primeiras conversações bilaterais no programa do presidente russo. Responsáveis no Kremlin declararam que este encontro, com uma duração de cerca de uma hora, será mais prolongado do que com outros líderes.Inicialmente, Barack Obama e Vladimir Putin deveriam se encontrar em Bali. Mas, em virtude de problemas políticos internos nos EUA, Lavrov e Kerry deverão elaborar a ordem do dia russo-americana. Planejava-se, pelos resultados do encontro, a assinatura de um acordo entre a Rússia e EUA sobre centros nacionais de redução do perigo nuclear.
Fonte: Voz da Rússia
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário