quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ESTUDANTE NA VENEZUELA É MORTO EM PROTESTO CONTRA MADURO


Um estudante de 14 anos foi morto com um tiro na cabeça durante um protesto contra o governo de Nicolás Maduro, em San Cristóbal, no interior da Venezuela.

Kluiver Roa foi baleado durante um confronto entre manifestantes e policiais. Ele teria sido levado ainda com vida ao hospital local, mas não resistiu.

O oficial que disparou contra o estudante foi detido.

A ministra de Interior e Justiça, Carmen Meléndez qualificou a ação como um ato "isolado". "É um fato individual que não representa o comportamento da nova polícia humanista", afirmou.

"Se aplicará todo o peso da a ele e aos responsáveis. Não há espaço para a impunidade", acrescentou.

Próxima à fronteira com a Colômbia, a cidade de San Cristóbal fica em Táchira - estado foi o epicentro das manifestações lideraras pela oposição que ocorreram há um ano e deixaram um saldo de 43 mortos.
Armas letais

O presidente Nicolás Maduro lamentou a morte do estudante e disse que com a prisão dos responsáveis "está se fazendo justiça".

Maduro afirmou que no país "está proibida a repressão armada", em uma declaração que contradiz a decisão do ministério da Defesa, publicada na semana passada, autorizando o uso de arma letal contra manifestantes em caso de protestos violentos.

O documento, criticado por organizações de direitos humanos, diz que, "diante de uma situação de risco mortal, o funcionário militar aplicará uso da força potencialmente mortal, com arma de fogo ou outra arma potencialmente mortal".

A nova medida adverte que todas as alterativas de "contenção física" devem ser descartadas antes do uso da força.

Opositores condenaram a ação das forças de segurança durante o protesto. "Basta de matar aos jovens de nossa pátria", escreveu em seu perfil no Twitter o governador Henrique Capriles, um dos ícones opositores.

A morte do estudante ocorre em um momento de tensão política no país. Na semana passada o prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, foi detido por agentes do serviço de inteligência do Estado. Ele é acusado de participar de um suposto plano de golpe de Estado para derrocar a Maduro.

A oposição acusa ao governo de fechar o cerco contra seus dirigentes, de olho em fragilizar a coalisão antichavista, meses antes das eleições que devem definir a renovação do Congresso.

Maduro, por sua vez, afirma que não permitirá impunidade e que aplicará "mão de ferro" contra quem atuar contra a Constituição.
Brasil

A tensão em Caracas levou o governo brasileiro a emitir uma nota na qual demonstram "preocupação" em relação à situação política do país caribenho.

No comunicado, ao referir-se à prisão de Antonio Ledezma, o Itamaraty afirma que é motivo de "crescente atenção medidas tomadas nos últimos dias, que afetam diretamente partidos políticos e representantes democraticamente eleitos".

Da mesma forma, o governo ressalta preocupação a "iniciativas tendentes a abreviar o mandato presidencial", em referência ao chamado de renúncia do presidente, defendido pelo próprio Ledezma, pela ex-deputada Maria Corina Machado e pelo dirigente opositor Leopoldo López, preso há um ano sob acusação de incitação à violência. Lópes encabeçou a onda de protestos do ano passado que se arrastaram durante meses.

O Governo brasileiro disse que continuará contribuindo com o diálogo no país através da comissão de chanceleres da Unasul composta pelo Brasil, Colômbia e Equador.

O Governo brasileiro "insta" os atores políticos venezuelanos e os grupos sociais que o apoiam a evitar atos que possam dificultar a retomada do diálogo. "A finalidade última é ajudar a Venezuela, no marco da sua Constituição, a desenvolver as condições para que o país possa retomar o seu desenvolvimento econômico e social em um clima de paz e concórdia.

Fonte: BBC Brasil

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário