quarta-feira, 25 de fevereiro de 2015

ATAQUES CONTRA GEMALTO PODEM TER SIDO ORGANIZADOS POR ESPIÕES DO REINO UNIDO E EUA


De acordo com a investigação da empresa, a sede das comunicações do governo do Reino Unido (GCHQ) e a Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) podem ter sido os responsáveis pelos ataques de hackers contra a Gemalto, detectados em 2010 e 2011.

"A investigação dos métodos de intrusão descrita e dos ataques sofisticados que a Gemalto detectou em 2010 e 2011, nos dá motivos razoáveis para supor que provavelmente aconteceu uma invasão por parte da NSA e da GCHQ ", diz um comunicado da Gemalto.

Como líder de mercado, a Gemalto pode ter sido o principal alvo de serviços de inteligência, por estes desejarem atingir um número máximo de telefones, disse.

Anteriormente os documentos ultrasecretos fornecidos pelo ex-funcionário da inteligência norte-americana (NSA) Edward Snowden revelaram que os EUA e o Reino Unido invadiram a rede do maior fabricante de cartões SIM do mundo e comprometeram as comunicações globais.

A empresa de segurança digital holandesa Gemalto declarou nesta sexta-feira estar investigando as informações divulgadas pelo site The Intercep, segundo as quais os sistemas da companhia foram invadidos.

A Gemalto produz atualmente 2 bilhões de cartões SIM por ano, usados por 450 operadoras de telefonia celular em todo o mundo, incluindo gigantes do setor como AT&T, T-Mobile, Verizon e Sprint. De origem holandesa, a Gemalto tem sedes em todo o mundo, inclusive no Brasil, onde mantem fábricas em Curitiba e fornece serviços e produtos para as principais operadoras do país.

Apesar de não ter sido possível estabelecer a parcela de chips SMS da Gemalto usados pelas maiores operadoras brasileiras, sabe-se que a partir de fevereiro desde ano a Nextel adotou no país o chip SIM 3 em 1, fornecido pela Gemalto e compatível com os 3 formatos de chips atualmente disponíveis no mercado.

Fonte: Sputnik

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário