quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

O RACISMO ANTI-ÁRABE TORNA-SE FERRAMENTA NAS ELEIÇÕES ISRAELENSES


Economia e Comércio Ministro Naftali Bennett de Israel (R), chefe da Casa judeu de extrema-direita (HaBayit HaYehudi) Party, aperta a mão de um imigrante russo de língua como ele faz campanha no sul da cidade de Ashkelon, 03 de fevereiro de 2015. ( photo by REUTERS / Amir Cohen)

Quando a campanha eleitoral de 2013 abriu, o jovem novo presidente do Partido HaBayit HaYehudi Naftali Bennett era um político pouco conhecido que, dentro de um tempo relativamente curto, conseguiu fazer a festa religiosa declínio na moda entre os jovens seculares. Ao empregar slogans otimista e positivo no espírito de "algo novo está no ar" e "Bennett é o seu bro," HaBayit HaYehudi foi capaz de conquistar os corações enquanto minimizando as figuras radicais de direita em seu ardósia. A campanha eleitoral centrada em grande parte na tradição judaica, os valores da família e do custo de vida no zeitgeist do protesto social, com a promessa de um futuro melhor. O resultado foi um enorme sucesso: 12 lugares que viraram Bennett em uma potência política.

Pouco mais de dois anos se passaram desde então, e 2015 Bennett é uma pessoa totalmente diferente. Defender uma campanha agressiva e nacionalista, ele não se refere apenas ao contexto diplomático vis-a-vis os palestinos, mas também para a questão dos árabes israelenses. Até à data, esta questão tem sido mais associado com o chanceler Avigdor Liberman, o presidente do partido Yisrael Beitenu. 08 de fevereiro "ladrões discurso" de Bennett na Universidade de Tel Aviv e o tumulto subsequente acendeu é outra expressão das características nacionalistas da atual campanha eleitoral do HaBayit HaYehudi.

Em seu discurso, Bennett observou que a segurança interna em determinadas zonas de Israel vem se deteriorando há mais de uma década. Em si, não há nada de errado com esta afirmação, mas Bennett foi aparentemente aludindo às áreas onde vivem os árabes. Entre outras coisas, ele offhandedly comentou: "Qualquer um que tenha ido viajar no Negev nos últimos anos sabe que eles não podem deixar o seu carro ... porque ele vai ser arrombado e roubado." Vários estudantes, alguns deles árabes, saiu do o auditório em protesto.

Algumas horas mais tarde, Bennett tentou explicar i na Facebook post que ele não tinha como alvo os árabes. Desde então, ele tem protestado repetidamente a interpretação racista de seus comentários. Seus protestos não obstante, não se pode ignorar o fato de que seu discurso supostamente besmirched uma minoria todo que compõe um quinto dos cidadãos de Israel.

Então, o que levou Bennett a lançar uma campanha aparentemente inflamatório com conotação racista claras contra os árabes israelenses? Era sua queda nas pesquisas nas últimas semanas e a mudança de votos de HaBayit HaYehudi a ex-líder do Shas, Eli Yishai e ativista de extrema-direita Yahad (Ha'am Itanu) Partido do Baruch Marzel, que fica bem no no meio da direita radical ? Ou é, talvez, a guerra contra Liberman para a direita, base eleitoral nacionalista? De qualquer maneira, este é claramente, uma consideração eleitoral calculado frio, porque quando Bennett declara que ele quer que o Ministério de Segurança Interna membro do Knesset Ayelet Shaked, a mensagem que ele está tentando transmitir é que HaBayit HaYehudi irá reforçar a sensação de segurança pessoal entre os judeus vivendo em meio a uma população árabe perigoso.

Em grande medida, a campanha atual de Bennett é uma reminiscência da campanha de Liberman de 2009, com o slogan inesquecível "sem lealdade, sem cidadania." Naquela época, o presidente do Yisrael Beitenu exigiu e obteve o portfólio de segurança interna. Até à data, esta é considerada a campanha de maior sucesso do partido, produzindo 15 assentos. Desde então, Liberman não abandonou a linha militante marcado por conotações racistas contra os árabes israelenses. Seus generalizações e acusações de que alguns membros do Knesset árabe ou são terroristas ou apoiantes de terrorismo, bem como a legislação que tem vindo a promover e até mesmo o seu programa diplomática "Ariel para Israel e Umm al-Fahm para a Palestina", todos transmitem uma mensagem clara: Nós - judeus - está aqui, deste lado e eles - os árabes - estão lá do outro lado.

As campanhas políticas não são apenas produtos da própria ideologia de um partido. Eles são o resultado de pesquisas, estudos e aferição da mentalidade geral. Quando mais e mais partes colocar árabes israelenses na mira tanto em campanhas explicita ou implicitamente racistas, alguém vê isso claramente como uma ferramenta eficaz para reunir eleitores. Parece que nos últimos anos, um número crescente de políticos de direita não pode resistir à tentação de incitação contra os árabes israelenses, eo mesmo vale para os membros do Knesset Likud que fazem o mesmo em uma base diária para angariar apoio. Uma dessas pessoas é Miri Regev, que no início da atual campanha eleitoral do candidato disse árabe da sionista Camp, Zuhair Bahloul:". O que eu quero são os árabes que não são cavalos de Tróia" No mesmo fôlego, ela também acusou -lo de apoiar o terrorismo.

O subproduto desse discurso político é desastroso. Autoridades israelenses eleitos transformar o público mais racista e violento, e isso é evidente em todas as esferas, incluindo a violência nas ruas contra falantes de árabe, a demissão de trabalhadores árabes, pede boicote e incitamento em mídia social.

"Campanhas racistas contra árabes israelenses não são um fenômeno novo na política israelense. Meir Kahane fez a mesma coisa na década de 1980, "Amal Jamal, o chefe do Programa de Comunicação e Ciência Política da Universidade de Tel Aviv, disse Al-Monitor. De acordo com ele, o que é novo é que esse racismo tornou-se mais proeminente na política, se é a franqueza de Liberman, Bennett ou Regev ou as acusações entre-as-linhas da sionista Camp. "A barragem foi totalmente estourar", ele opina.

Uma parte da sua entrevista com Al-Monitor segue:

Al-Monitor: Que expressão leva em no sionista Camp?

Jamal: O novo racismo usa características culturais para criar uma hierarquia moral, em oposição ao racismo biológico que tem a ver com a cor da pele de uma pessoa. Pelo próprio fato de que uma pessoa é um árabe, sua pele já está contaminado com uma certa cor, independentemente do que dizem ou o que sua profissão é. Não importa se você é um médico. Assim que o seu nome é Ahmed, você é um prisioneiro de que a identidade. Esta é uma parte integrante deste novo racismo ao contrário racismo biológico. O que ele faz é criar uma situação em que estamos aqui e eles estão lá, trancado em uma jaula moral inferior. Este é exatamente o que Bennett fez há dois dias com seu endereço de ladrões. Ele destacou o perigo de árabes israelenses como algo que está à beira de uma ameaça terrorista. Ele destacou a estranheza e periculosidade do outro lado. Este é um discurso psico-segurança que empurra os botões de intimidação. Liberman usa-lo de forma agressiva. No caso do Yisrael Beitenu, há também o sentimento profundo de superioridade cultural entre os imigrantes russos. Esta liga-los juntos em face de ameaças.

Isso também pode ser encontrado implicitamente no acampamento sionista - em primeiro lugar, pelo seu próprio nome que transmite uma mensagem de superioridade cultural de um fim, o grupo superior. Quando Isaac Herzog apresentou a unificação com Tzipi Livni, pela primeira vez, ele falou sobre seu pai e sua, ressaltando, assim, que eles são filhos da elite.

Al-Monitor: Não é possível árabes israelenses sentem que pertencem ao sionista Camp?

Jamal: Não há nenhuma razão para um árabe israelense de voto para o acampamento sionista. A meu ver, Zuhair Bahloul é um "animal de estimação árabe", usada para atrair votos. Não há nenhuma consideração para a sua identidade ou a população que ele representa. O que [Yesh líder Atid] Yair Lapid disse uma vez sobre o "Zoabis" e que o acampamento sionista faz para membro do Knesset Haneen Zoabi - é tudo uma ea mesma coisa.

Al-Monitor: Será que estas campanhas de causar danos que perdura após as eleições?

Jamal: [deste verão] Operação Margem de protecção tem um impacto claro sobre estas eleições. A atmosfera dos racistas troopers de direita tempestade que perseguiu árabes em manifestações é agora evidente. A generalização de Bennett, que o classificou toda uma população como criminosos, é, obviamente, a intenção de atrair votos, porque o mais racista e vocal você é e quanto mais você definir o outro lado como uma ameaça, mais votos que você começa. O que isto vai mostrar é que há um espírito de racismo na sociedade que é tolerante e solidário deste.

Fonte: Pulse

Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário