quinta-feira, 28 de maio de 2015

ALEMANHA E FRANÇA SE UNEM PARA FABRICAR O LEOPARD 3, A RESPOSTA AO ARMATA RUSSO


As empresas Kraus-Maffei Wegmann, da Alemanha – fabricante do afamado carro de combate pesado Leopard 2 –, e Nexter, francesa, vão criar, ainda este ano, uma joint venture para desenvolver e produzir o Leopard 3, a resposta da Europa Ocidental ao tanque russo T-14 Armata, de 48 toneladas.

A companhia a ser criada terá pouco mais de 6.000 funcionários, um capital de, aproximadamente, 2 bilhões de Euros, e uma enorme chance de ganhar o próximo contrato do Ministério da Defesa alemão para a compra de carros de combate pesados.

As informações foram dadas, semana passada, pelo site da reputada rede de notícias alemãDeutsche Welle.

Em Berlim, sem se referir ao blindado russo, o ministro-adjunto da Defesa, Markus Grübel – um político de 56 anos que deixou a ativa da Marinha alemã como capitão-tenente –, já admitiu o planejamento para o Leopard 3, sob a justificativa de que o atual Leopard 2 – recentemente apresentado na sua versão Leopard 2 A7 – terá a sua carreira encerrada por volta do ano de 2030.


Leopard 2 A7, na mostra internacional de armamentos Eurosatory, de 2010; a versão A7 Plus possui inovações importantes, no armamento e na establização da torre

“Tecnologias e conceitos serão pesquisados entre 2015 e 2018 em estudos conjuntos com a indústria alemã”, declarou Grübel a parlamentares de seu país.

Na França, a informação oficial é de que o tanque pesado AMX-56 Leclerc terá sua “vida útil” estendida até o ano de 2040 (leia a reportagem Tanque Leclerc terá vida útil estendida até 2040, publicada pelo ForTe no dia 17 de março).

BND – Mas a imprensa alemã especializada em assuntos militares não acreditou muito nessa história, de que tudo se resume a uma corrida tecnológica.

Segundo analistas locais, um relatório secreto do Serviço de Inteligência da República Federal Alemã (BND na sigla em alemão) concluiu pela necessidade de os experts alemães e franceses trabalharem juntos no sentido de identificar as vulnerabilidades no projeto do T-14, o que lhes permitiria partir para um desenho próprio, capaz de rivalizar com o modelo russo.

O impacto do T-14 Armata no mercado internacional dos blindados pesados foi enorme.

O blindado possui uma torre completamente automatizada, controlada remotamente pela tripulação, que fica alojada em um habitáculo blindado na parte dianteira da viatura (ver texto MBT Armata consagra habitáculo para tripulantes longe da torre, publicado pelo ForTe a 2 de abril). O Exército da Índia pode se converter no primeiro cliente do novo modelo, cujo valor unitário é estimado em 7,3 milhões de dólares.

Ucrânia – O primeiro Leopard entrou em serviço no ano de 1979, e desde essa época os militares alemães já adquiriram mais de 2.000 unidades das diferentes versões desse carro.

Atualmente, apenas 240 se encontram operacionais, mas, em abril, diante do agravamento da crise na Ucrânia, a ministra da Defesa alemã, Ursula von der Leyen, anunciou planos de devolver à ativa uma centena de carros Leopard 2 que se encontravam armazenados, e necessitam de modernização para voltar à ativa.

Von der Leyen, de 57 anos, é a primeira mulher a ocupar o cargo de ministra da Defesa. Economista e médica, é uma especialista nas áreas de assistência Social, assuntos femininos e de Família – mas também pessoa da estrita confiança da chanceler (chefe de governo) alemã Angela Merkel.

Em novembro passado, Von der Leyen já havia divulgado que o Exército alemão requisitaria um número adicional de blindados Boxer, de transporte de pessoal sobre rodas com tração 8×8 – cerca de 100, segundo foi possível apurar.


Capaz de transportar um destacamento de 10 soldados completamente equipados, a viatura Boxer é produto de uma cooperação das indústrias alemã e holandesa

Munique – Em dezembro, a KMW apresentou oficialmente ao Inspetor-Geral do Exército alemão, Tenente-General Rainer Korff, o primeiro blindado Leopard 2 A7 Plus, de 67,5 toneladas. A cerimônia de entrega da viatura aconteceu numa instalação da Força Terrestre em Munique, na Bavária.

Por enquanto o Exército da Alemanha encomendou apenas 20 carros desse modelo. Eles vão equipar o Batalhão de Tanques 203, que, atualmente, já opera 44 Leopard 2 A6, de 62,3 toneladas.

A versão A7 Plus possui assoalho reforçado contra minas terrestres, blindagem modular, torre estabilizada por um sistema que garante maior precisão ao tiro, e canhão Rheinmetall 120 mm/L55, apto a disparar munição DM-63 (APFSDS-T) e os projetis Rheinmetall DM12, de alto explosivo.

Fonte: Forte Jor

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário