segunda-feira, 25 de maio de 2015

TALÂNDIA EXIGE QUE EUA RETIREM SEUS AVIÕES DA ILHA DE PHUKET


A Tailândia exigiu aos Estados Unidos para que retirem dentro de cinco dias da ilha de Phuket os aviões e soldados da Força Aérea norte-americana envolvidos nos exercícios Guardian Sea.

Após os exercícios terem terminado (em 20 de maio), o lado norte-americano pediu várias vezes aos militares tailandeses que deixassem os aviões permanecer em Phuket e utilizar as ilhas como base aérea para operações humanitárias de pesquisa e ajuda aos navios com refugiados-rohingya (que se dirigem de Myanmar aos países muçulmanos fronteiriços da Tailândia).

Mas a Tailândia negou o pedido tendo em conta a atitude negativa das autoridades militares tailandesas face à interferência constante dos EUA na resolução da crise humanitária.

Os EUA já revelaram várias vezes o seu interesse na região da Ásia-Pacífico. Segundo o especialista em História, professor Angelo Segrillo, há uma forte sensação de que os EUA estão tentando criar uma versão asiático-pacífica da OTAN:

“É mais ou menos como a OTAN fez em relação ao Atlântico, neste caso em relação ao Pacífico. Esse tipo de exercícios militares é o equivalente a se tentar fazer uma ponte entre os Estados Unidos e os países que lhe são mais chegados na região da Ásia do Pacífico, especialmente neste momento”.

O momento é de reforço significativo do poder econômico da China. É por isso, avalia o historiador, que os Estados Unidos querem organizar um “cerco” em torno ao maior país da Ásia e futura maior economia do mundo.

A intervenção dos EUA irrita não só os tailandeses mas também outros povos da Ásia. Neste domingo (24) vários milhares de pessoas na capital do Japão, Tóquio, protestaram contra a transferência da base aérea dos EUA na cidade de Okinawa e a construção de uma nova no mesmo lugar. Eles exigem a retirada das tropas norte-americanas da prefeitura de Okinawa.

Fonte: Sputnik

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário