terça-feira, 19 de maio de 2015

BRASIL: GLOBO PEDE DESCULPAS APÓS ESTUDANTE REVELAR MANIPULAÇÃO EM REPORTAGEM


Após aluna do Ciência Sem Fronteiras contestar matéria desonesta da Globo, emissora fala em "erro de reportagem" e pede desculpas. Estudante de Medicina disse que explicou inúmeras vezes à repórter que não voltou dos EUA por falta de dinheiro, "mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente"

A Rede Globo pediu desculpas pelo que chamou de “erro de reportagem” em matéria que tratava do programa Ciência Sem Fronteiras. A retratação da emissora aconteceu após uma aluna do programa, Amanda Oliveira, estudante de medicina, denunciar que a matéria foi ao ar com informações distorcidas.

“Nós apuramos que Amanda não voltou antes da hora. Ela terminou o curso e desistiu de fazer o estágio após o fim das aulas. Foi um erro da reportagem e nós pedimos desculpas a você, nosso telespectador, e para Amanda, que reclamou com toda a razão”, disse o apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro.

Na reportagem, a Globo havia veiculado que Amanda retornara ao Brasil em razão da insegurança financeira causada pelo não recebimento da bolsa do Ciência Sem Fronteira.

“Eu não voltei para o Brasil pela insegurança gerada pela falta do dinheiro. Até porque essa foi a única parcela da bolsa que não caiu durante todo o meu intercâmbio. Eu voltei pelo simples motivo que minhas aulas na UFT começariam agora e eu julguei não valer a pena perder outro semestre (e isso foi dito inúmeras na minha entrevista. Mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente)”, diz trecho de seu texto, que define a reportagem como uma “mentira” e chama a Globo de “sensacionalista”.

Fonte: Pragmatismo Politico

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário