terça-feira, 19 de maio de 2015

ABANDONADOS EM ALTO-MAR, IMIGRANTES BEBEM URINA PARA SOBREVIVER



Imigrantes abandonados em alto-mar na Ásia bebem urina para sobreviver. Os imigrantes são da minoria muçulmana perseguida em Mianmar. Corpos de dez pessoas que morreram na embarcação foram lançados no oceano

Cerca de 350 imigrantes da minoria muçulmana de rohingya, que é perseguida em Mianmar e vem tendo sua entrada negada na Tailândia, estão há uma semana em um barco abandonado no mar de Andaman.

Até esta quinta-feira (14), quando helicópteros tailandeses jogaram suprimentos perto da embarcação, os migrantes estavam sem água e comida, com alguns tendo recorrido à própria urina para ter o que beber.

Os corpos de dez pessoas que morreram na embarcação foram lançados ao mar, disseram os migrantes. Os migrantes relataram que a tripulação quebrou o motor do barco antes de abandoná-los à própria sorte.
Crise migratória

A crise migratória no sudeste asiático se intensificou desde que a Tailândia tornou mais rígidas suas regras de imigração. Uma repressão regional vem assustando os contrabandistas, que se recusam a levar as pessoas para a terra e abandonam seus barcos, deixando os migrantes à deriva.

Nos últimos dias, milhares foram resgatados em alto-mar pela Indonésia e pela Malásia. Outras pessoas chegam até a costa desses países a nado.


Imigrantes Rohingya se alimentam de mantimentos atirados em alto mar por tropas tailandesas (AFP)

Isso não significa, no entanto, que esses governos estejam dispostos a receber os migrantes. A Organização Internacional de Migração acredita que 8.000 imigrantes de Bangladesh e de Mianmar estejam abandonados em alto mar na região.

Na terça (12), a Indonésia havia rebocado um barco com centenas de imigrantes para fora de suas águas territoriais,
seguindo uma decisão de um tribunal em Jacarta.

A Malásia, por sua vez, havia dito que só não rejeitaria barcos que estivessem afundando. “Não deixaremos nenhum barco estrangeiro atracar”, disse o primeiro-almirante da agência policial da Marinha da Malásia, Tan Kok Kwee.

Fonte: EBC, AFP e Agência Folha

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário