quinta-feira, 14 de maio de 2015

ESTA TÉCNICA PERMITE MERGULHAR OBJETOS PARA PINTÁ-LOS COM UMA PRECISÃO INCRÍVEL - COM VÍDEO


A impressão hidrográfica parece um truque de mágica: você mergulha um objeto na água, e ele sai totalmente pintado. É uma técnica impressionante por si só, mas pesquisadores da Universidade de Zheijiang (China) a deixaram ainda melhor.

Na impressão hidrográfica (ou pintura por transferência de água), você injeta as cores em uma película fina e transparente. Esse filme é colocado na superfície de um tanque d’água, que recebe alguns produtos químicos para torná-lo macio e pegajoso.

Então, você mergulha seu objeto no tanque: o filme gruda nele, e sua superfície ganha as cores e padrões que você injetou antes. Olha só:


Após serem mergulhadas em um tanque, peças como rodas, capas de retrovisores e capacetes saem com desenhos e texturas complexas. Você chega ao aspecto desejado em poucos minutos.

Mas essa técnica tem um problema: como explica a Wired, o filme se estende quando você mergulha o objeto no tanque, por isso a impressão hidrográfica não funciona tão bem para trabalhos que exigem precisão.

O que fazer? Usar o novo processo chamado “impressão hidrográfica computacional”. Ele requer um filme PVA, motores lineares e um sistema de visão 3D (o Xbox Kinect) para “simular a distorção do filme colorido durante a imersão hidrográfica”.

Basicamente, isso simula a forma que o filme é esticado quando você mergulha um objeto no tanque. Assim, na hora de preparar o trabalho de pintura, é possível levar em conta essa distorção.


Funciona assim: primeiro, os pesquisadores criaram uma plataforma para manter uniforme o processo de mergulhar objetos. Depois, eles desenvolveram um software que simula como um objeto distorce a superfície do filme PVA ao ser mergulhado. Assim, eles criam um padrão de cor que leva em conta a distorção causada pelo objeto.

É ver para crer: no vídeo, o tanque parece ter uma mancha preta estranha. Depois que o objeto é mergulhado, você descobre que aquilo na verdade era o rosto de um tigre.



Os detalhes técnicos estão neste artigo, a ser apresentado na conferência SIGGRAPH 2015 em agosto.

A técnica de impressão hidrográfica foi criada nos EUA na década de 80, e avançou bastante nesse meio tempo. Ela se tornou mais conhecida depois que vídeos da HG Arts – uma empresa europeia dedicada à técnica – se tornaram populares.

Desde então, mais empresas resolveram apostar nesse tipo de impressão, inclusive no Brasil. Abaixo, segue um vídeo da brasileira PROJFIX, que trabalha com pintura por transferência de água. [Wired]

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário