terça-feira, 26 de maio de 2015

HELICÓPTEROS DE VIGILÂNCIA E CONTROLE MERLIN MK2 DA RN UTILIZARÃO RADAR E SISTEMA DE MISSÃO DA THALES


SISTEMA DE MISSÃO CERBERUS E RADAR SEARCHWATER DE NOVA GERAÇÃO DA THALES EQUIPARÃO AS AERONAVES, APÓS SELEÇÃO REALIZADA PELA LOCKHEED MARTIN, PRINCIPAL CONTRATADA DO MINISTÉRIO DA DEFESA BRITÂNICO PARA O PROGRAMA

Em nota divulgada na sexta-feira, 22 de maio, a Thales informou que seu sistema de missão Cerberus e seu radar Searchwater, de nova geração, foram selecionados para instalação nos helicópteros Merlin Mk2, especialmente adaptados, que equiparão a Marinha Real Britânica.

Trata-se do programa que visa prover capacidade embarcada de vigilância e controle (ASaC – airborne surveillance and control capability) à frota da RN, sendo considerado o coração do projeto mais abrangente denominado “Crowsnest”. Os helicópteros deverão operar a partir dos novos porta-aviões classe “Queen Elizabeth”, com uma unidade em fase de construção e outra em finalização, e que deverão operar no futuro os caças Lockheed Martin F-35B Lightning II.

A seleção foi feita pela principal contratada do Ministério de Defesa Britânico, a subsidiária britânica da empresa norte-americana Lockheed Martin, após uma competição. Os helicópteros Merlin substituirão, na chamada força ASaC, os atuais modelos Sea King Mark 7, que utilizam uma versão anterior dos sistemas da Thales. A previsão é que o Merlin Mk2 ASaC entrará em serviço operacional em 2018, quando deixar o serviço o último Sea King Mark 7, cuja primeira versão dedicada a ASaC entrou em serviço operacional regular em 1982.


O projeto Crowsnest atuará, segundo nota do Ministério da Defesa Britânico, como os olhos e ouvidos da Marinha Real em sua nova geração de navios-aeródromo, provendo detecção de longo alcance no ar, mar e terra, assim como a capacidade de acompanhar ameaças em potencial, de apoiar grandes operações marítimas e terrestres.

Ainda segundo a nota do ministério, o programa foi acelerado para compensar a baixa prevista dos modelos Sea King Mark 7.


Agora, espera-se que a Lockheed Martin conclua até 2016 a fase de avaliação do projeto, com apoio da Thales e da Augusta Westland, fabricante da aeronave em que o sistema será instalado. O projeto é cotado em 27 milhões de libras, equivalente a US$ 41,7 milhões ou R$ 128 milhões, e espera-se que gere cerca de 300 empregos nas instalações dessas empresas em Crawley, Havant e Yeovil quando for tomada a decisão para iniciar a fase de produção.

Sobre o helicóptero, além do modelo adaptado à missão ASaC, o Merlin Mk2 também tem versões dedicadas a guerra antissubmarino (ASW) para a Marinha Real.


O sistema da Thales inclui um radar de varredura mecânica com um inovador sistema que, segundo a nota do ministério, provê “visão 360º a partir da parte inferior do helicóptero, e que recolhe para o lado da aeronave quando não está em operação.”

A Thales informou as principais melhorias realizadas: desempenho e processamento de dados aprimorados, novos modos de operação, melhor interface homem-máquina, peso reduzido e funções de treinamento já incorporadas. Os sistemas podem ser instalados tanto em plataformas de asas rotativas quanto fixas.

Fonte: Naval

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário