quarta-feira, 11 de setembro de 2013

MAIS DE 60 PRESOS E CARROS QUEIMADOS NOS 40 ANOS DO GOLPE NO CHILE

Grupo se deita na calçada de uma avenida de Santiago para lembrar o golpe


Santiago — Sessenta e oito pessoas foram presas e cinco carros, queimados, em distúrbios registrados na madrugada desta quarta-feira, início do dia em que se lembram os 40 anos do golpe de Estado de Augusto Pinochet.

Os incidentes explodiram durante a noite e se prolongaram até a madrugada nas localidades periféricas de Santiago, onde foram queimados cinco carros e manifestantes fizeram várias barricadas para enfrentar a polícia.

Em Providencia, o motorista de um ônibus público conseguiu impedir uma tentativa de queimar o veículos com passageiros a bordo.

Para o diretor-geral dos Carabineros (polícia militar chilena), Gustavo González Jure, os incidentes registrados até agora "foram relativamente menores".

"Até o momento, o balanço foi muito positivo em relação ao que se esperava", concordou o ministro do Interior e Segurança, Andrés Chadwick, ao entregar um primeiro balanço ao palácio presidencial de La Moneda.

Nos dias anteriores, o governo expressou sua preocupação pelos atos de violência que podiam ocorrer nesta data, que nos anos anteriores registrou confrontos com a polícia nos bairros periféricos.

Para evitar desordens, a polícia estabeleceu um plano especial de vigilância que compreende a mobilização de 8.000 policiais.

O golpe de Estado de Pinochet, em 11 de setembro de 1973, derrubou o governo socialista de Salvador Allende, instalando por 17 anos uma ditadura que deixou mais de 3.200 mortos e 38.000 torturados.

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário