sexta-feira, 8 de maio de 2015

BRASIL: OCUPE ESTELITA, RECIFE PROTESTA CONTRA DERRUBADA DE CAIS - COM VÍDEO



O movimento Ocupe Estelita realizou nesta terça (5) um ato contra a aprovação da Câmara dos Vereadores e sanção da Prefeitura do Recife do plano urbanístico do Cais José Estelita, onde será construído um complexo residencial e comercial nomeado como "Novo Recife".

Cerca de 2 mil pessoas, segundo organizadores, participaram de passeata pelo centro da capital pernambucana. Os manifestantes se concentraram às 16h no Parque 13 de maio e saíram em caminhada pelo centro da cidade rumo ao Cais Estelita, onde realizaram uma assembleia. O ato ainda prosseguiu até o Shopping Rio Mar, quando se encerrou por volta das 21h.


Segundo Pethrus Tibúrcio, membro do Ocupe Estelita, o ato protestou contra o que o movimento considera uma aprovação irregular do Projeto de Lei pela Câmara dos Vereadores. O manifestante afirmou que o projeto foi votado contrariando o próprio regimento da casa, motivado por um pedido do Ministério Público Estadual de devolução do texto para a prefeitura.

"A mobilização de hoje mostrou que quanto mais a prefeitura e as construtoras avançam com o projeto, mais a população se mobiliza em defesa do Cais", afirmou Pethrus. Durante assembleia, o movimento Ocupe Estelita decidiu por um novo ato na próxima quinta (7), com concentração às 16h na Praça do Derby, no centro de Recife. 

Em nota, a prefeitura afirmou que o projeto foi discutido durante 42 dias e em uma audiência pública realizada pelo Conselho da Cidade. Ela afirma que a legislação aprovada "aplica importantes princípios de qualidade urbana e ambiental, priorizando os espaços públicos".

Vicente André Gomes (PSB), presidente da Câmara, afirmou que o projeto já tinha sido amplamente discutido em audiências públicas e encontros dos movimentos com a prefeitura e por isso chegou à Câmara nesta segunda (4) e foi votado extra pauta.

Histórico
O projeto "Novo Recife" propõe a construção de 13 prédios residenciais e comerciais na região portuária do Recife. Ele é uma iniciativa de um consórcio de construtoras que adquiriu o terreno onde funcionava o antigos armazéns do Cais José Estelita, em uma área de mais de 100 mil m² que pertencia à Rede Ferroviária Federal. 

O projeto sofreu uma série de questionamentos da sociedade civil, que desde 2013 se organizou no movimento Ocupe Estelita, que busca uma revitalização do local como moradias populares e espaços públicos. Em 2014, o movimento inclusive ocupou a área do cais em forma de protesto.

Na última segunda (4), a Câmara dos Vereadores do Recife aprovou, em votação extra-pauta, o Projeto de Lei em uma tumultuada sessão. A votação foi unânime, sendo que a oposição optou se retirar da votação. Durante o processo foi impedida a entrada da população nas galerias. No mesmo dia, o prefeito Geraldo Júlio (PSB) sancionou o projeto que foi publicado já na terça (5).

Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário