O Governo japonês protestou hoje contra dois cartoons publicados, na quarta-feira, pelo semanário francês Le Canard Enchaîné a propósito da realização dos Jogos Olímpicos de 2020, em Tóquio, apesar do país enfrentar a catástrofe nuclear de Fukushima.
Um dos cartoons mostra lutadores de sumo, um deles com três braços e outro com três pernas, a competirem em frente à central nuclear, referindo que o desastre nuclear permitiu a transformação do sumo num desporto olímpico.
Noutro cartoon surgem duas pessoas vestidas com fatos de proteção contra a radiação e a segurarem um contador Geiger em frente a uma piscina de água, dizendo que já há uma piscina em Fukushima para os Jogos Olímpicos.
"Este tipo de caricaturas fere as vítimas da catástrofe de 11 de março de 2011 e veicula informações falsas sobre o problema da água radioativa na central de Fukushima Daiichi. É extremamente lamentável", reagiu o porta-voz do Governo nipónico, Yoshihide Suga, em conferência de imprensa.
Suga indicou que o executivo japonês tem a intenção de enviar uma mensagem de protesto ao jornal francês através do embaixador do Japão em França.
O Japão foi escolhido para organizar os Jogos Olímpicos de 2020 no passado fim de semana e tem defendido que o acidente nuclear está sob controlo e não deverá afetar o evento.
Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE
Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.
Nenhum comentário:
Postar um comentário