quarta-feira, 11 de setembro de 2013

TÉCNICA DE PINTURA PERMITE ‘ESCONDER’ DESENHOS NAS BORDAS DOS LIVROS - COM VÍDEO


É uma técnica de pintura bem curiosa e secreta: a fore-edge painting consiste em desenhar imagens nas páginas de livros de forma que elas não sejam vistas. O truque está em, do lado oposto da lombada, apertar e entortar um pouco as páginas para a magia acontecer.

Colleen Theisen é colaboradora do Special Collections & Archives da Universidade de Iowa, que está também no tumblr, e revelou um GIF animado, onde se apresentava a técnica em um livro chamado de Outono, de 1837, de autoria de Robert Mudie. O site This Is Colossalcontatou Theisen assim que descobriu que o livro fazia parte de uma série com as quatro estações, todos eles incluindo a técnica do fore-edge painting.

O sucesso não demorou e as imagens se espalharam. Aqui as apresentamos, lembrando que esta técnica misteriosa teria começado na década de 1650. Depois das imagens, colocamos também vídeos que o vão certamente surpreender.

Outono
ForeEdgePainting1
ForeEdgePainting2
Inverno
ForeEdgePainting3
ForeEdgePainting4
Verão
ForeEdgePainting5
ForeEdgePainting6
Primavera
ForeEdgePainting7
ForeEdgePainting8
 Robert Mudie / Special Collections & University Archives da University of Iowa

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário