quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

METEORITO QUE ATINGIU LUA CRIOU MAIOR CLARÃO JÁ REGISTRADO


Um meteorito de 1,5 metro de diâmetro se espatifou contra a Lua em setembro, produzindo o mais brilhante lampejo de luz visto até agora da Terra, disseram astrônomos nesta semana.

Objetos de tamanho semelhante caem na Terra diariamente, embora a maioria seja destruída assim que entra na atmosfera do planeta. Segundo a Nasa, cerca de 100 toneladas de material do espaço entram na atmosfera terrestre todos os dias.

A lua, sem atmosfera que a proteja, é alvo fácil de impacto de corpos celestiais. As evidências se espalham por sua superfície cheia de crateras e os choques ocasionalmente são registrados por câmeras da Terra.

Esse foi o caso em 11 de setembro de 2013, quando dois telescópios na Espanha, que estavam automaticamente buscando impactos lunares de meteoritos, descobriram uma preciosidade com o clarão mais longo e brilhante jamais observado antes na lua, segundo os cientistas.

"Naquele momento compreendi que eu tinha visto um evento raro e extraordinário", disse o astrônomo José Madiedo, da Universidade de Huelva, na Espanha, em um comunicado.

Em geral, os clarões de luz produzidos por impactos de meteoritos na lua duram somente uma fração de segundo. O lampejo de setembro foi quase tão brilhante como Polaris, a Estrela do Norte, e a luminosidade posterior durou outros oito segundos, conforme mostram imagens de vídeo gravadas por Madiedo.

"Qualquer pessoa na Terra que foi sortuda a ponto de estar olhando para a lua naquele momento pôde ver", disse a Sociedade Real Astronômica do Reino Unido, em um boletim à imprensa.

Fonte: Reuters

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário