quinta-feira, 26 de novembro de 2015

BRASIL: VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER, FEMINISTAS CONDENAM ATAQUE AOS DIREITOS


Nesta quarta-feira (25), o Dia Internacional de Eliminação da Violência contra as Mulheres, o Portal Vermelho ouviu feministas que condenaram iniciativas como o projeto de lei 5069/2013, do deputado Eduardo Cunha (PMDB), e defenderam o fortalecimento da Lei Maria da Penha e da legislação vigente. 

Na opinião de Liège Rocha, secretária nacional da Mulher do PCdoB, os atos contra o PL demonstram que a sociedade percebeu de imediato a possibilidade de retrocesso nos direitos das mulheres que foram conquistados através de um longo processo de luta. A ofensiva dos movimentos começou logo após a aprovação do PL na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara, no final de outubro.

Nesta quarta a Frente Contra a Criminalização das Mulheres e Pela Legalização do Aborto entregou na Câmara dos Deputados um documento com 87 mil assinaturas pedindo a rejeição do projeto pela casa.

“Em pouco mais de uma década tivemos a Lei Maria da Penha, a Lei do Feminicídio, aprovada neste ano. E o Enem que fez com que milhões de pessoas que fizeram o exame se debruçassem sobre o tema da violência contra a mulher”, disse. 

Segundo Liège, a proposta de Cunha vem na contramão porque retira direitos em vez de fortalecê-los e reflete “um pensamento conservador e fundamentalista”. De acordo com ela, para se dar um salto no combate à violência e à impunidade é necessário implementar, respeitar e otimizar as leis que já existem.

Políticas de Estado


A advogada feminista e consultora em Direitos Humanos, Valéria Pandjiarjian, tem observado com especial atenção a reação contundente das mulheres jovens e da sociedade organizada em relação ao PL do deputado Cunha. 

“Tem se mostrado muito forte a luta por essa autonomia sexual. Reavivou e explicitou nas ruas e em diversos espaços a luta das mulheres para não perder seus direitos garantidos e que asseguram o direito individual e pessoal de interromper uma gravidez, por exemplo.” 

Para ela é preciso refletir sobre como caminhar com esse “arsenal de leis” e na consolidação delas como políticas de Estado e não de governo. Ela citou a Lei Maria da Penha “de ganhos e reconhecimento (...) que tem que se refletir na parte da implementação nas diversas estruturas responsáveis”.

“É necessário um esforço integrado da justiça, segurança pública, saúde, trabalho, áreas em articulação com a rede de serviços disponível com profissionais, seja na ponta ou nas esferas de decisão, capacitados e sensibilizados para compreender e cumprir a lei”, defendeu Valéria.

Valéria ainda lembrou que a implementação e fortalecimento das leis, sobretudo a Lei Maria da Penha que ganhou projeção na sociedade, passam pelo esclarecimento constante da população e na eliminação de preconceitos, que estão presentes nas práticas sociais da sociedade brasileira.



Direito à Informação

“A consciência de que a Lei Maria da Penha existe e de que ela vem sendo aplicada chega a quase 100%. A população pode não conhecer as miudezas da lei mas sabe que foi criada pra combater a violência doméstica contra mulher”, afirmou Marília Kayano.

Ela é vice-diretora executiva do Instituto Patrícia Galvão, que tem na Agência Patrícia Galvão um braço em projetos de comunicação para dar visibilidade às pautas sobre direitos das mulheres. Neste item a mídia comercial figura entre os que menos consomem as pautas da agência.

De acordo com Marília, o objetivo principal da agência é levar a informação para a população e sociedade através da imprensa mas também fazer parceria com gestores e operadores do direito. 

“Disponibilizamos ferramentas, como por exemplo um dossiê que nossa equipe preparou que sistematiza dados e pesquisas sobre a violência contra a mulher, tentando através da informação contribuir para que o sistema esteja atento na acolhida com essa mulher”, complementou Marília.



Ataque Hacker

O site da Agência Patrícia Galvão sofreu hoje mais uma ataque de hackers que tirou o site do ar por algumas horas. Segundo Marília esses ataques tem sido frequentes desde o início das manifestações contra o PL do deputado Cunha. Além da agência, outras plataformas de movimento social também têm sido atacadas.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário