segunda-feira, 30 de novembro de 2015

BRASIL: A TENTATIVA DE GOLPE CONTINUA – COM VÌDEO


Quando o plenário estava praticamente deserto, o líder tucano conseguiu aprovar o reexame do proposta de Serra, que estende o ajuste fiscal por 15 anos.

Quinta-feira foi um dia atípico na capital do país. Ainda na ressaca pós-prisão do líder do PT no Senado, Delcídio Amaral (MS), ocorrida um dia antes, a Casa mal funcionara. A sessão ordinária foi aberta às 14 horas, como de praxe. Mas não houve sequer votação. Nem meia dúzia de senadores passaram pelo plenário – foram somente aqueles que já tinham horário programado para pronunciamento. E olhe lá.

Às 16:30 horas, o presidente em exercício, Jorge Viana (PT-AC) abriu a ordem do dia no tom mais protocolar possível (o presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL) nem apareceu por lá). Foi interpelado pelo líder do PSDB, Cassio Cunha Lima (PB), que, estrategicamente, pediu para o plenário apreciar um requerimento proposto por seu colega de partido, Tarso Jereissati (CE). 

Viana, então, leu o requerimento e o colocou imediatamente em regime de votação, solicitando que os contrários à proposta permanecessem como estavam. No plenário deserto, só a senadora Ana Amélia (PP-RS) fazia companhia à Cunha Lima, como mostram as imagens da TV Senado. Todo o trâmite não durou mais do que um minuto e meio. 



O presidente em exercício mal se deu conta do que acabara de aprovar: o reexame da proposta fiscal do senador José Serra (PSDB-SP) que impõe limites rígidos para a dívida pública da União, rejeitada dois dias antes, por 15 votos a 9, pelos membros da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE).

Obsessão tucana

A obsessão do PSDB de impor limites para as dívidas dos entes federados é antiga e faz parte do projeto de austeridade neoliberal que norteia a política econômica defendida pelo partido. Desde 2000, quando Fernando Henrique Cardoso ainda governava o país e conseguiu aprovar a Lei de Responsabilidade Fiscal, que impõe limites às dívidas dos estados, que o partido tenta estender o mecanismo de controle para a dívida da União.

Acontece que, naquela época, quando a proposta do Executivo chegou ao Senado, se referia apenas à divida líquida da União, que é o resultado da dívida bruta menos os ativos que o país mantém. Até aí, nenhum grande problema, porque os limites impostos já correspondem mais ou menos ao percentual de endividamento que o governo ostenta hoje. Mas Serra resolveu ousar.

Designado este ano para ser o relator de uma antiga emenda apresentada pelo senador Arthur Virgílio, que propunha fixar somente o limite da dívida líquida, o tucano decidiu impor também limites para a dívida bruta, o que resulta em problemas bem mais profundos não só para o governo, mas para toda a economia. 

Como a dívida já existe e já é alta, limitar o percentual de endividamento do país significa, em português claro, que o governo terá que priorizar o pagamento dos juros da dívida a qualquer custo, incluindo aí o corte de programas sociais, redução das aposentadorias, fim da política de aumento real do salário mínimo, enfim, o que for necessário. 

Em português ainda mais claro, o projeto de Serra estende o ajuste fiscal permanentemente e tira dos futuros governos – quaisquer que sejam eles – o poder de decidir se preferem cumprir suas obrigações com o sistema financeiro ou com seu próprio povo. Em tempos de recessão como este, por exemplo, significaria dar mais dinheiro para bancos, às custas do arrocho do trabalhador. E de uma forma ainda mais severa do que já vem sendo feito.

Perigo à espreita

A proposta de Serra foi rejeitada pela CAE apenas dois dias antes do PSDB conseguir aprovar - na base na manobra - o seu reexame. E não por questões de mérito, mas por representar uma afronta ao regimento da casa, já que extrapolava o objeto da emenda que deveria relatar, conforme questão de ordem levantada pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR).

Pra agravar o quadro, a conjuntura era absolutamente outra. Delcídio Amaral, que ainda era líder do PT e presidente da comissão, votou contrário a Serra, influenciando também o voto de outros colegas que, após sua prisão, ninguém sabe para onde tenderão. Foi Delcídio também quem orientou Serra a refazer a proposta, limitando apenas a dívida líquida.

Além disso, forças poderosas do sistema financeiro, como o ministro da Fazenda, Joaquim Levy, atuam em favor de Serra. O mais tucano dos ministros chegou a ir ao Senado para manifestar pessoalmente seu apoio ao projeto, mesmo o governo Dilma tendo se manifestado oficialmente contrário.

Os senadores mais progressistas, como Lindberg Farias (PT-RJ), já estudam ingressar com um recurso contra a manobra do PSDB, mas os resultados - mais do que nunca - são imprevisíveis.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário