quinta-feira, 26 de novembro de 2015

BRASIL: AUTORES DE OFENSAS RACISTAS NA INTERNET PODEM RECEBER DESAGRADÁVEL SURPRESA


Você costuma publicar comentários racistas nas redes sociais? 

Cuidado, a mensagem pode ser estampada em um outdoor perto da sua casa. 

Grupo utiliza ferramenta de rastreamento que permite a identificação dos locais onde comentários racistas foram postados na internet.

Depois de publicar ofensas racistas numa rede social, o autor da mensagem pode ter uma surpresa: ver o comentário estampado em um outdoor perto de sua casa. Os cartazes protegem a identidade dele, mas mostram mensagens reais escritas pelos autores. Algumas delas: “Nego sujo, eu tomo banho já não sei tu [sic]”, “se tomasse banho direito não ficaria encardida” e “cheguei em casa fedendo a preto”.

A campanha “Racismo virtual, as consequências são reais”, da ONG Criola, está em sua segunda etapa com outdoors instalados em Porto Alegre, Recife e Rio este mês. Nos outdoors, a entidade coloca o nome da campanha e a inscrição “em defesa das mulheres negras”. A localização dos autores das mensagens foi rastreada com a ferramenta GeoTag. “O racismo não desapareceu. Ele segue forte”, diz a médica Jurema Werneck, 53, integrante da ONG.

Segundo Jurema, a campanha atua em três frentes: falar às mulheres negras que não estão desamparadas, mostrar ao racista que a ação virtual é real e educar o entorno do agressor. “Se a gente localiza o agressor, a polícia também consegue. Mas não queremos gente na cadeia, queremos educar para que não chegue ao ponto de cometer um crime”, diz Jurema.


A ideia foi motivada por ataques racistas à apresentadora do “Jornal Nacional” Maria Júlia Coutinho, a Maju. Mensagens discriminatórias contra a jornalista negra foram publicadas na página do programa, em 3 de julho, Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial.


Nesse intervalo, outro ato racista atingiu a atriz Taís Araújo, também vítima na internet. Meses depois do caso envolvendo as duas famosas globais, a campanha mostra agora ofensas a mulheres negras comuns.


Fonte: Folhapress

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário