quarta-feira, 25 de novembro de 2015

BRASIL: CAE ACATA QUESTÃO DE ORDEM DE REQUIÃO E DERRUBA PROPOSTA FISCAL DE SERRA


Mesmo com o ministro Levy atuando como garoto propaganda do tucano, a maioria dos senadores não concordou com a extensão do ajuste fiscal por 15 anos

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado acatou nesta terça (24) uma questão de ordem proposta pelo senador Roberto Requião (PMDB-PR) e, por 15 votos a 9, suspendeu a votação da proposta fiscal do senador José Serra (PSDB-SP), o Projeto de Resolução do Senado 84/2007, que propunha limites rígidos para o endividamento da União pelos próximos 15 anos. 

A vitória foi comemorada pelas forças progressistas do Senado que, na semana passada, assistiram ao ministro da fazenda, Joaquim Levy, aparecer de “surpresa” na audiência pública destinada a discutir o assunto para defender a proposta de Serra, apesar dos representantes do Ministério do Planejamento e do Tesouro Nacional manifestarem posição diversa do governo.

Na questão de ordem aprovada pela Comissão, Requião alegava que a proposta de Serra feria o regimento, porque não se atinha à fixação do regime para a dívida líquida da União, conforme proposto no projeto encaminhado ao Senado pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso e nem mesmo à emenda apresentada em 2007 pelo então senador Arthur Virgílio. 

De acordo com ele, a proposta fiscal do senador tucano extrapolava o objeto que deveria ser relatado e chegava a propor, inclusive, limites para a dívida bruta da União. Fato que, na avaliação do senador Lindberg Farias (PT-RJ) mergulharia o país em uma espécie de ajuste fiscal permanente. “Discutir dívida bruta é inibir o papel do Estado de fazer política fiscal”, alegou Farias.

O petista pediu aos colegas que aprovassem a questão de ordem de Requião, porque Serra foi indicado para ser relator da emenda que reduzia o limite da dívida líquida e o que ele fez foi criar um substitutivo completo. “O relator extrapolou o conteúdo da emenda. E isso é algo muito grave porque um projeto de resolução não pode sofrer veto presidencial e nem vai para à Câmara”, justificou.

Em defesa de Serra, o senador Tarso Jereissati (PSDB-CE) afirmou que iria recorrer ao plenário do Senado para que a questão fosse reexaminada. Serra defendeu a medida, alegando que, embora rejeitada na CAE, sua proposta já havia sido aprovada por uma outra comissão, aquela convocada pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) para discutir a chamada Agenda Brasil.

Entretanto, o presidente da CAE, senador Delcídio Amaral (PT-MS), optou por retirar a proposta de pauta até que Serra faça as mudanças necessárias para que ela se atenha ao objeto a ser relatado. 


Fonte: Carta Maior

Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário