quinta-feira, 26 de novembro de 2015

BRASIL: “37 PAPÉIS, 25 EMPREGADAS/ESCRAVAS, 5 DANÇARINAS, 7 NÃO ESTEREOTIPADAS”


Depois de interpretar 25 empregadas domésticas, Solange Couto denuncia racismo. A atriz utilizou a campanha “Senti na Pele”, que reúne relatos de preconceito no mês da Consciência Negra, para criticar a discriminação e os estereótipos que se perpetuam na teledramaturgia brasileira

Revista Fórum

Há mais de 30 anos na TV, a atriz Solange Couto, de 59 anos, já interpretou uma série de personagens. A carreira de sucesso da atriz, no entanto, esbarra em uma questão estrutural do país que é ainda mais perpetuada com a influência das telenovelas: os estereótipos de classe social e o racismo.

Dos 37 papéis que interpretou em novelas e mini-séries, 25 deles deram vida a empregadas domésticas ou escravas. O número foi divulgado pela própria atriz em uma foto publicada pela campanha “Senti na Pele”, que reúne relatos de racismo e preconceito no mês da Consciência Negra.

“37 papéis, 25 negras/escravas, 5 dançarinas, 7 não estereotipadas”, escreveu no cartaz em que posou para a foto do ator Ernesto Xavier, um dos idealizadores da campanha.

Em entrevista a Xavier, Solange disse que, apesar do racismo, interpretou suas personagens “magistralmente bem”, mas que nunca tinha parado para analisar os números.

“Eu não tinha percebido que só cinco de trinta e sete personagens eram pessoas médio ou bem posicionadas no mundo. Só essas 5 teriam de verdade o seu lugar no mundo? Uma posição bem vista, que poderia comprar uma joia ou aquele vestido? É triste”, disse.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário