segunda-feira, 23 de novembro de 2015

BRASIL: MST REALIZA OCUPAÇÃO EM PROPRIEDADE DA FIBRIA NO ES


Mais 150 famílias do MST ocuparam a Fazenda Agril, cuja área tem mais de 8 mil ha e é utilizada para desviar água do Rio Doce e abastecer a fábrica da empresa.

Da Página do MST

Na última sexta feira (20), mais 150 famílias do MST ocuparam a Fazenda Agril da Fíbria, cuja área tem mais de 8 mil ha e é utilizada para desviar água do Rio Doce e abastecer a fábrica no município de Aracruz, onde a empresa mantém seus plantios de eucalipto em territórios que outrora viviam comunidades indígenas e quilombolas. 


Além das terras tomadas pela Aracruz Celulose, atualmente Fibria, a empresa desvia imensa quantidade de água para produção de papel e celulose. Com o desastre ambiental e social, em que a Samarco provocou em Mariana (MG), mas que alastrou por todo o Rio Doce, agravou ainda mais a situação das famílias que vivem do rio, como é o caso dos pescadores e ribeirinhos.


Para Rodrigo, da Direção Estadual do MST no Espirito Santo, “a ocupação de terra é uma das poucas alternativas aos moradores dessa região, pois é a possibilidade de conquistar terra para morar e trabalhar”. O dirigente acrescenta ainda que, “a ocupação da área foi bem recebida pelos moradores de Regência e outras comunidades. Muitas delas se integraram ao grupo para ocupar a área”.

A Fibria é a maior detentora de terra no estado, utilizando-a para o plantio de eucalipto. Mas a Fazenda Agril, por onde passa o canal Caboclo Bernardo, levando o pouco de água que chega em Linhares, é considerada pela empresa, área de preservação ambiental, conforme placa de identificação na área.


Enquanto a placa de identificação afirma que é uma “área de alto valor de conservação ambiental”, é possível ver rebanho bovino nas proximidades do leito do canal.

É assim que a empresa desapropria terra, expulsando camponeses e em conivência com o governo municipal e estadual, pois, junto com as mineradoras, como é o caso da Samarco, são as maiores financiadoras das campanhas eleitorais, em diversas eleições.

Parte das famílias já estão a mais de 7 anos em barracos de lona preta, na luta pela conquista de um pedaço de chão para construir, juntamente com outros companheiros/as, vida digna no campo e produzir renda e alimento para suas famílias e para a sociedade.


Segue o link do Canal no YouTube e o Blog
Gostaria de adicionar uma sugestão, colabore com o NÃO QUESTIONE

Este Blog tem finalidade informativa. Sendo assim, em plena vigência do Estado Democrático de Direito, exercita-se das prerrogativas constantes dos incisos IV e IX, do artigo 5º, da Constituição Federal. Relembrando os referidos textos constitucionais, verifica-se: “é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato" (inciso IV) e "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença" (inciso IX). As imagens contidas nesse blog foram retiradas da Internet. Caso os autores ou detentores dos direitos das mesmas se sintam lesados, favor entrar em contato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário